Após a patuscada, Alemanha pede perdão em euro: 1 bi para as florestas Hospital suspende 150 cirurgias do SUS e Iasep em Belém e deixa filas à deriva Dr. Daniel costura "frente política" e mexe no tabuleiro das Eleições-2026
Imprevisto

Incêndio atinge pavilhão na COP30 e área é evacuada; não houve feridos

Relato de fogo na zona azul ocorreu depois das 14h; ONU ainda não se manifestou

  • 36 Visualizações
  • 20/11/2025, 14:57
Incêndio atinge pavilhão na COP30 e área é evacuada; não houve feridos

Belém, PA - Um incêndio foi registrado nesta quinta-feira (20) em um dos pavilhões onde ocorre a Conferência do Clima, a COP30, em Belém (PA). Os primeiros relatos do problema aconteceram pouco depois das 14h.



Pessoas que estavam no local foram retiradas por ordem da segurança. O ministro do turismo, Celso Sabino, disse, por volta das 14h30, que o incêndio foi controlado. A organização da COP30 informou que o incêndio não deixou feridos.


As chamas atingiram espaços da Zona Azul, em uma área chamada de Pavilhão dos Países (entenda mais abaixo). A energia elétrica foi cortada na área interna deste pavilhão. 


O governador Helder Barbalho informou para a jornalista Andréia Sadi que o fogo teria começado em um estande da Índia.


A Zona Azul, também chamada de Blue Zone, é o espaço onde também se reúnem os negociadores e ministros. Entretando, as salas onde ocorrem as negociações não foram afetadas.


Em entrevista para Andréia Sadi, o governador Helder Barbalho afirmou que as equipes trabalham com duas hipóteses para o incidente na COP30: falha em um gerador ou um curto-circuito em um stand.


Segundo Barbalho, não houve feridos. A ONU permanece aguardando a liberação do Corpo de Bombeiros para retomar as atividades no local. 


O que é o Pavilhão dos Países?


O pavilhão dos países é a área da COP30 dedicada às exposições oficiais das delegações nacionais e de organizações internacionais. Localizado na entrada da Blue Zone, o espaço reúne estandes onde são realizados debates, mesas temáticas e apresentações de projetos ligados à agenda climática. 


Ali não atuam os negociadores formais dos países, mas sim observadores, representantes técnicos e instituições parceiras. Além dos governos, também estão presentes organizações como a ONU e a OTCA.


Esses pavilhões funcionam como vitrines para que cada país apresente suas estratégias, soluções e iniciativas, servindo de palco para painéis, encontros bilaterais e atividades paralelas relacionadas às negociações climáticas.


Foto: Redes Sociais

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.