O evento segue aberto para visitação até 28 de março, no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro Av. República do Chile, 245 - Centro, Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro, RJ - A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré participou da abertura oficial da exposição ‘Caminhos para Belém - o amor que flui como água’, nesta sexta-feira, 28, no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro. A exposição itinerante do fotógrafo paraense Alexandre Baena retrata o caminho de fé dos peregrinos, romeiros e promesseiros do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
O evento segue aberto para visitação até 28 de março, no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro Av. República do Chile, 245 - Centro, Rio de Janeiro. A chegada da imagem ao Rio de Janeiro ocorreu no dia 26 de fevereiro, com traslado para a Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, na Ilha do Governador, encerrando as visitas deste dia na Igreja Mãe da Divina Providência (Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria).
No dia 27 outras visitas a igrejas cariocas foram realizadas. Nesta sexta-feira, a Imagem Peregrina esteve no Santuário do Cristo Redentor e, em seguida, seguiu para a abertura da exposição, com retorno a Belém após esta programação.
Sobre a exposição
Intitulada "Caminhos para Belém - o amor que flui como água", a exposição itinerante do fotógrafo paraense Alexandre Baena retrata o caminho de fé dos peregrinos, romeiros e promesseiros do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a grandiosidade da fé, do caminhar dos que chegam de todos os lugares, sendo acolhidos nos pontos de apoio que fornecem alimentos, água e descanso para continuar a sua jornada até a chegada a Belém, ao encontro da procissão do Círio de Nazaré.
A exposição teve sua abertura oficial no dia 30 de outubro de 2024, no Museu de Arte Sacra de São Paulo, que também contou com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, recebida com cantos marianos e celebrações de reverência.
O fotógrafo Alexandre Baena, descreve a sua emoção em realizar a exposição, “Caminhos para Belém - o amor que flui como água", destacando que é um projeto que vai além das fronteiras territoriais do Pará. “A escolha do nome remete a peregrinação a Belém mostrando imagens dos promesseiros, romeiros e peregrinos de uma das maiores manifestações religiosas conhecidas mundialmente, e levar o Círio de Nazaré para as cinco regiões brasileiras, nos meses que antecedem a COP 30, é também reforçar a mensagem que em 2025, todos os caminhos do mundo vão levar para a capital do Estado do Pará. Temos a força, o carinho e a devoção do povo paraense em imagens cheias de fé”, enfatiza o curador e fotógrafo da exposição, Alexandre Baena.
A itinerância percorre as cinco regiões brasileiras, iniciando por São Paulo, em seguida, Rio de Janeiro, Brasília-DF, Pernambuco, Santa Catarina, com finalização em Belém. A exposição “Caminhos para Belém - o amor que flui como água” tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Belém, do Governo do Estado do Pará por meio do Banpará, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e apoio da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).
Foto: Vitor Souza Lima
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.