Encontro discutiu detalhes sobre a segurança municipal e o apoio que a GMB prestará durante a conferência.
Belém, PA - Representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) estiveram em Belém com o objetivo de alinhar estratégias de segurança para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), evento que reunirá líderes globais e visitantes nacionais e internacionais em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.
A comitiva da Senasp foi recebida pelo comando da Guarda Municipal de Belém (GMB), incluindo a inspetora-geral Elen Melo, o subinspetor-geral Antônio Carlos Tavares e o chefe de gabinete, João Paulo Paixão. Durante o encontro foram discutidos detalhes sobre a segurança municipal e o apoio que a GMB prestará durante a conferência.
Temas como o papel dos patrulhamentos, rondas e segurança no translado dos visitantes na capital, além do preparo do efetivo e do suporte necessário ao longo de todo o evento pontuaram a reunião.
Os membros da Senasp também visitaram o Sistema Integrado de Monitoramento e o Sistema de Informações Municipais (SIM), onde foram apresentadas as 60 câmeras espalhadas pela Região Metropolitana de Belém, além das tecnologias de comunicação por rádio e infraestrutura utilizadas para monitorar a cidade.
O tenente-coronel Bruno Rezende Cabral, da Polícia Militar do Mato Grosso, enfatizou a relevância da GMB no apoio às escoltas e deslocamentos das autoridades durante a COP 30. "A COP 30 vai reunir líderes do mundo todo. Pela primeira vez na Amazônia, essas autoridades vão circular por toda Belém. É de suma importância que todos saibam que a segurança estará resguardada", afirmou o tenente-coronel.
A Guarda Municipal de Belém tem investido de forma contínua na preparação de seu efetivo, com ações focadas na renovação do porte de armas, treinamentos especializados para videomonitoramento e instruções semanais para os grupamentos. Os treinamentos abrangem tópicos como legislação, condicionamento físico, manuseio de equipamentos e técnicas de abordagem pessoal e veicular.
A inspetora-geral da GMB destacou os esforços contínuos da corporação na capacitação dos agentes para garantir uma atuação eficiente durante a COP 30."Durante a visita da Senasp, mostramos nosso efetivo, o sistema de videomonitoramento e todas as capacidades que a segurança municipal pode oferecer. Estamos em esforços constantes para o aprimoramento do corpo de agentes. Nos grupamentos especializados, nosso propósito é fazer com que este evento aconteça com total eficácia na proteção e segurança da cidade", concluiu Elen Melo.
Foto: Ascom/GMB
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.