Pesquisa aponta cenário eleitoral polarizado; Helder e Sabino na ponta. Biometria trava sistema do Iasp e prejudica saúde por todo o Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos

Fumaça de incêndios no Canadá chega a Portugal e Espanha

Cientistas apontam que chegada de fumaça não deve afetar qualidade do ar na região, ainda assim há temor por quem possui problemas respiratórios.

  • 888 Visualizações
  • 27/06/2023, 19:22
Fumaça de incêndios no Canadá chega a Portugal e Espanha

A fumaça dos incêndios florestais no Canadá, que já cobriram cidades americanas como Nova York no início do mês, cruzou o Atlântico e chegou ao continente europeu nesta semana, segundo divulgou o programa Copernicus, da Agência Espacial da União Europeia. De acordo com o perfil da iniciativa científica nas redes sociais, a fumaça já chegou na Espanha e em Portugal.


Os dados do Centro Interagências Canadense de Incêndio Florestal mostram que, até esta segunda-feira, 429 incêndios estavam ativos no país. Desses, 257 foram classificados como "fora de controle". A poluição gerada pelas queimadas fez com que a qualidade do ar de Montreal fosse listada entre as piores do mundo, segundo o Copernicus.


De acordo com pesquisador Mark Parrington, do Serviço de Monitoramento Atmosférico do programa Copernicus, uma intensificação dos incêndios em Quebec e Ontário na última semana levou a formação da fumaça que chegou esta semana na Europa.


"O transporte de fumaça de longo alcance que estamos monitorando atualmente não é incomum e não se espera que tenha nenhum impacto significativo na qualidade do ar na superfície da Europa, mas é um reflexo claro da intensidade dos incêndios’, afirmou.


As agências europeias e americanas seguem monitorando a situação, ao mesmo tempo que centenas de bombeiros e voluntários trabalham para tentar conter as chamas, fruto, entre outros problemas, da seca que marca esta parte do Canadá e alguns outros países do continente nessa época do ano.

(Com informações de O Globo)

Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.