Novo local de embarque e desembarque passa a funcionar a partir desta terça-feira, 4
Belém, PA - Marco na modernização da infraestrutura portuária da Região Metropolitana de Belém, o Terminal Hidroviário da Tamandaré foi entregue pelo Governo do Pará na tarde desta segunda-feira, 3. A estrutura do espaço facilita o embarque e desembarque de passageiros para a região das ilhas de Belém e o município de Barcarena, garantindo mais conforto, segurança e acessibilidade aos usuários. O Terminal começa a funcionar nesta terça-feira, 4.
Durante a entrega, o governador Helder Barbalho destacou o compromisso do Estado com o fortalecimento da mobilidade hidroviária. “O Terminal Hidroviário da Tamandaré contará com lojas e quiosques, e as linhas que utilizavam o Ver-o-Peso, local sem a devida adequação, passarão a operar aqui, num ambiente moderno e seguro. Os passageiros de Barcarena, do Baixo Tocantins, das ilhas de Belém e da Região Metropolitana terão mais conforto no deslocamento pelos rios”, assegurou o governador.
A obra foi executada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e será administrada pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH).
Com mais de 1,3 mil metros quadrados de área construída, o Terminal possui flutuante coberto, lanchonete, restaurante, banheiros, sala de espera, áreas administrativas, lojas e guichês. Planejado para oferecer comodidade e fluidez no embarque e desembarque, o novo porto reforça o compromisso do Estado em transformar a mobilidade hidroviária na capital.
O representante do BNDES, Pedro Iootty, enfatizou a relevância da parceria com o governo estadual. “Estamos deixando um legado enorme para a população. Este é o maior projeto de intervenção urbana da história do BNDES, fruto de um trabalho conjunto para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
Embarque
A partir desta terça-feira (4), as embarcações que fazem a linha Barcarena–Belém passam a operar no Terminal da Tamandaré, substituindo o antigo ponto de desembarque no Ver-o-Peso.
Para a empreendedora Luana Sardinha, moradora do bairro do Bengui, o novo espaço representa um avanço para a capital paraense. “É um local incrível. Antes, não havia essa acessibilidade e conforto. É muito bom termos algo inovador na nossa cidade. Um espaço que tem também recreação para as crianças se divertirem”, frisou Luana.
O porto dispõe de três flutuantes, com profundidade entre 4 e 6 metros, permitindo a atracação simultânea de cinco embarcações de pequeno porte, três de médio porte e uma de grande porte.
A modernização da rede hidroviária de Belém é parte do legados estrutural da COP30. Entre os investimentos está o novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci (THTI), que reforça o compromisso do Estado em garantir segurança, conforto e integração para quem chega e sai da capital pelas vias fluviais.
Informações e Foto: Agência Pará
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.