Em vídeos, Michelle expõe disputa pelo comando e deixa Flávio em calça curta Falta de insumo para diabéticos expõe fragilidade da atenção básica em Belém Infraestrutura trava o agro brasileiro e amplia custo invisível da competitividade
Oportunidade

Em Belém, processo abre inscrições para seleção pública de diretores escolares

Atuação em toda a rede municipal da capital e candidatos podem se inscrever até este domingo, 28, exclusivamente pela internet

  • 43 Visualizações
  • Da Redação | Com a Agência Belém
  • 27/06/26 14:00
Em Belém, processo abre inscrições para seleção pública de diretores escolares

Belém, PA - A Secretaria Municipal de Educação (Semec) abriu inscrições para a seleção pública de diretores escolares, voltada para servidores da rede municipal de educação. O processo seletivo visa formar o banco de diretores para as escolas municipais de Belém e os candidatos podem se inscrever até este domingo, 28, exclusivamente pela internet.


A seleção ocorrerá em três etapas: inscrição on-line, com análise documental e envio dos
documentos obrigatórios (eliminatório); curso de formação (eliminatório); e entrevista por competências e avaliação do Plano de Gestão Escolar (eliminatório e classificatório). 


O Plano de Gestão Escolar, cujo modelo está disponível no edital, embora analisado apenas na terceira etapa, deverá ser enviado já no ato de inscrição. Ele tem como objetivo avaliar a capacidade dos candidatos de analisar contextos educacionais, definir prioridades, planejar ações estratégicas e propor soluções alinhadas às políticas educacionais da rede municipal de educação de Belém.


A rede municipal já realizou processos seletivos para gestores escolares em outros momentos. De acordo com Karina Portal, secretária executiva pedagógica da Semec, o grande diferencial desta edição é que ela foi estruturada em conformidade com as diretrizes nacionais mais atuais para a gestão escolar, especialmente a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).


Além disso, a seleção atende às exigências legais relacionadas ao Valor Aluno Ano Resultado (Vaar), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para escolha técnica de gestores escolares.


“Esta seleção incorpora instrumentos mais robustos de avaliação, como análise da trajetória profissional, curso de formação, apresentação de Plano de Gestão Escolar e entrevista por competências, permitindo identificar profissionais com capacidade de liderar pessoas, utilizar dados para tomada de decisão, promover a aprendizagem, gerir recursos públicos e fortalecer a participação da comunidade escolar”, afirma.


Gestores mais preparados, mais aprendizado


A seleção pública de diretores escolares busca fortalecer a qualidade da educação pública municipal por meio da escolha de gestores preparados para enfrentar desafios como aqueles relacionados à aprendizagem e à equidade. Segundo o secretário municipal de Educação, Jorge Vaz, ter gestores cada vez mais capacitados vai impactar diretamente no trabalho das escolas e na formação dos alunos.


“Essa seleção fortalece a qualidade da educação do nosso município. A gente sabe que uma boa liderança escolar faz a diferença nos resultados de aprendizagem, na organização da escola e na relação com a comunidade. Então, durante o processo seletivo os candidatos terão a oportunidade de refletir sobre os desafios da gestão escolar, elaborar propostas concretas para a melhoria das escolas, participar de formação específica e demonstrar suas competências para o exercício de uma função estratégica na política educacional do nosso município”, explica o secretário


A seleção pública é voltada para profissionais da rede municipal que já atuam no magistério há pelo menos três anos ininterruptos (professores de Educação Geral, Professores Licenciados ou Técnicos Pedagógicos).


De acordo com Vaz, o processo foi concebido não apenas como uma forma de escolha de gestores, mas também como uma oportunidade de formação e valorização dos profissionais da rede.


“A Semec acredita que a rede municipal possui profissionais altamente qualificados, comprometidos e capazes de liderar esse processo de transformação. Por isso, convida todos aqueles que atendem aos requisitos do Edital a participarem da seleção, colocando sua experiência, conhecimento e compromisso com a educação pública a serviço das crianças, dos estudantes, das famílias e de toda a sociedade da nossa capital”.


Os candidatos que obtiverem a pontuação mínima necessária e que forem considerados habilitados, vão compor o Banco de Diretores Escolares da Rede Municipal de Educação de Belém, e serão convocados conforme a conveniência e a oportunidade da administração pública, as necessidades do serviço e a disponibilidade de vagas.


Foto: Agência Belém

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.