Depois de vacas, ruas de Belém receberão onças como obra de arte na 'Jaguar Parade' Plataforma prevê aumentar controle de extração e venda de minério no Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos
Projeto Pôr do Som

Dia Municipal do Carimbó terá uma celebração especial na Estação das Docas

Grupo Ayrakyrã se apresenta a partir das 17h deste sábado (26) em homenagem ao Mestre Verequete

  • 1124 Visualizações
  • 26/08/2023, 10:10
Dia Municipal do Carimbó terá uma celebração especial na Estação das Docas

Neste sábado (26), em comemoração ao Dia Municipal do Carimbó, a Estação das Docas terá uma edição especial do projeto queridinho pelo público, "Pôr do Som". O evento contará com uma apresentação inédita do Grupo de Atividades Culturais Ayrakyrã. A programação terá início às 17h e a entrada é gratuita. 

É uma oportunidade para se aproximar ainda mais da rica cultura paraense, desfrutando de um fim de tarde espetacular em uma deslumbrante orla, repleta de música, dança e diversão. Trata-se de um programa para toda a família e amigos para aproveitarem um dia diferenciado.

O dia 26 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Municipal do Carimbó na capital paraense, em homenagem ao nascimento do Mestre Verequete, considerado o Rei do Carimbó. Verequete fez parte de uma geração de músicos que transformaram os ritmos populares do interior do estado do Pará em sucessos radiofônicos. 

O carimbó é reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2014. Esse gênero musical teve origem na região Norte e se espalhou pelo Brasil. O nome "Carimbó" deriva da palavra "Korimbó", que significa "pau oco que produz som", e remete ao instrumento de percussão principal desta dança.

O GRUPO - Fundado em 4 de agosto de 2002, no bairro do Bengui em Belém, o Grupo Ayrakyryã tem como foco disseminar variadas expressões da cultura popular. Suas atividades englobam aspectos culturais e sociais, promovendo a inclusão e formação de pessoas de diferentes faixas etárias, além de contribuir para a preservação do patrimônio cultural local. 

Ao longo de duas décadas, o grupo se empenhou em fortalecer as manifestações culturais em bairros periféricos, buscando a superação da violência e da vulnerabilidade social que afetam muitos jovens devido à escassez de espaços públicos de interação. Esse esforço tem estimulado a sociedade em geral a se conectar e valorizar práticas culturais diversas.

“Estamos focados na elaboração de um repertório contagiante. Selecionamos grandes composições de nossos mestres do carimbó. Nosso objetivo é fazer com que todo o público presente dance muito com nossos dançarinos e dançarinas, celebrando assim o Dia do Carimbó, que é sem dúvida o ápice da cultura popular paraense e um patrimônio cultural imaterial brasileiro”, diz Fernanda Anjos, coordenadora e flautista do grupo.   

SERVIÇO

- Edição especial do Pôr do Som

- Data: 26 de agosto de 2023

- Horário: 17h

- Local: na orla da Estação das Docas, entre os armazéns 1 e 2

- Ingressos: entrada gratuita

Por Agência Pará

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.