Eles lançaram hoje a Declaração dos Jovens Líderes da Amazônia Legal e deram início à articulação da Frente Parlamentar de Juventude da Amazônia
Belém, PA - Jovens de nove estados da Amazônia reunidos na I Cúpula de Jovens Líderes da Amazônia Legal apresentaram nesta segunda-feira, em Belém, a Declaração de Jovens Líderes da Amazônia Legal, onde estão reunidas as principais demandas da juventude do território. Eles pretendem entregar a Declaração aos negociadores do governo brasileiro na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, na capital paraense.
A diretora executiva da Cojovem (Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável), Karla Braga, explicou em coletiva de imprensa, no Hotel Beira Rio, a sistematização das reivindicações da juventude amazônica. Ao longo de cinco dias, os jovens discutiram e sintetizaram as suas demandas em quatro eixos.
Os eixos de debates que formataram a Declaração foram: Transição energética justa, que respeite os territórios e as populações amazõnidas; Adaptação e mitigação, na implementação de planos locais de adaptações climáticas com a participação direta das juventudes; Educação e cultura, que incorpore os saberes e práticas culturais amazônidas nos currículos formais e não formais; e Financiamento e articulação multissetorial com governança participativa, recursos públicos e privados, voltado ao fomento direto de projetos locais liderados por jovens.
Junto com a Declaração unificada, os jovens também sintetizaram a Agenda Comum de Políticas Públicas, Projetos e Programas para as Juventudes Brasileiras e os Policy Briefs, com propostas técnicas que serão encaminhadas aos negociadores do governo brasileiro na COP30.
O encontro marcou um momento simbólico de cooperação entre juventudes amazônidas, governos, setor privado e sociedade civil, consolidando compromissos multissetoriais em defesa da Amazônia e de suas juventudes.
A I Cúpula de Jovens Líderes da Amazônia Legal, iniciada na última quinta-feira (2), reuniu 27 representantes dos nove estados amazônicos para debater soluções diante dos desafios ambientais, sociais e culturais da região. Entre os temas discutidos estiveram mudanças climáticas, justiça social, cultura, inovação, transição justa e desenvolvimento sustentável.
As propostas criadas ao longo do evento servirão de base para o posicionamento oficial das juventudes amazônicas na COP30. Durante a coletiva de imprensa, o coordenador de advocacy do Cojovem, Aldrin Barros, anunciou que durante a I Cúpula foi dado o pontapé inicial para a formação da Frente Parlamentar de Juventude da Amazônia.
“É muito estratégico que a gente tenha um espaço institucional no Congresso Nacional”, disse Aldrin. “Já nos reunimos com o deputado Dorinaldo Malafaia (PDT/AP) e isso é o início de uma articulação para a formação da Frente”, comemorou.
Sobre a Cojovem
Criada em 2020, a Cojovem é uma organização da sociedade civil que atua pela garantia dos direitos socioambientais das juventudes amazônidas, por meio de advocacy, pesquisa e formação. A entidade tem se destacado internacionalmente nas negociações das Nações Unidas sobre clima e juventude, com presença nas três últimas COPs e em conferências internacionais na Alemanha, Colômbia e Emirados Árabes Unidos.
Foto: Agê Marketing
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.