Estudo calcula que países devem US$ 97 tri ao mundo por poluição climática Belém ganhou palco, mas não levou a transformação que a COP30 prometeu Pelo sim, pelo não, COP30 é uma festa que ameaça engolir seus protagonistas
Tensão

Companhias aéreas suspendem voos para a Venezuela após alerta americano

Avianca, Gol, Iberia, TAP e Latam interrompem rotas

  • 20 Visualizações
  • 24/11/2025, 20:00
Companhias aéreas suspendem voos para a Venezuela após alerta americano

São Paulo, SP - Seis companhias aéreas internacionais suspenderam seus voos de chegada e partida da Venezuela, após um alerta emitido pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) na sexta, 21, sobre o risco de sobrevoar o espaço aéreo do país sul-americano.


A Avianca, a Gol, a espanhola Iberia e a portuguesa TAP Air Portugal cancelaram no sábado, 22, todas suas operações a partir de Caracas. A Iberia, que normalmente opera cinco voos semanais, de segunda a sexta, com saída de Maiquetía, interrompeu temporariamente a rota.


A chilena Latam Airlines cancelou seus voos previstos para os dias 23 e 24 de novembro na rota Bogotá-Caracas-Bogotá.


Alerta dos EUA


A Administração Federal de Aviação dos EUA emitiu na sexta-feira, 21, um alerta do tipo NOTAM (Notice to Airmen, na sigla em inglês), informando as empresas aéreas comerciais e civis sobre uma “situação potencialmente perigosa” ao sobrevoar a Venezuela.

Segundo o comunicado, há “agravamento da situação de segurança e aumento da atividade militar na Venezuela e em áreas próximas”, fatores que podem representar risco às aeronaves que cruzam o espaço aéreo da região.


O aviso foi feito em meio à chegada do maior porta-aviões dos EUA, o Gerald Ford, à região.


Operação 'Lança do Sul'


Em 13 de novembro, o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, informou o início da ‘Operação Lança do Sul’ para combater o tráfico de drogas na América Latina.


Segundo Hegseth, a ofensiva “remove narcoterroristas” do Hemisfério Sul e protege os EUA das drogas.


“O presidente Trump ordenou a ação — e o Departamento de Guerra está cumprindo a ordem. Hoje, estou anunciando a Operação Lança do Sul. Liderada pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear e Comando Sul (SOUTHCOM) , esta missão defende nossa pátria, remove narcoterroristas do nosso hemisfério e protege nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo. O hemisfério ocidental é a vizinhança da América – e nós o protegeremos”, escreveu no X.


Foto: AFP

(Com O Antagonista)

Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.