Brasil garante vaga na Copa do Mundo de Basquete 3x3 Unificado Pará se destaca como 2º do País em pedido de desaforamento de júri por represálias Vereador Braga perde mais de 200 aliados em Ananindeua após rachar com prefeito
Cinema

Cine Líbero Luxardo é reaberto e retoma programação com o Festival Varilux

O cinema francês é a primeira atração do espaço a partir de hoje

  • 967 Visualizações
  • 09/11/2023, 14:40
Cine Líbero Luxardo é reaberto e retoma programação com o Festival Varilux

Com programação do Festival Varilux de Cinema Francês, o Cine Líbero Luxardo está de volta ao cenário paraense. A cerimônia de reabertura foi realizada na noite desta quarta-feira (8). O público poderá desfrutar dos filmes de já a partir de hoje (9), às 15h30. 

Em Belém, o Festival Varilux é realizado em parceria com a Aliança Francesa. É considerado a maior mostra de cinema francês fora da França e circula pelo Brasil com obras inéditas, e já contabilizou mais de um bilhão de espectadores. Nesta semana, a mostra marca a entrega do Cine Líbero Luxardo. 

O presidente da FCP Thiago Miranda recebeu a vice-governadora do Pará,  Hana Ghassan na noite de reestreia do Cine. Hana Ghassan ressaltou a importância do espaço e parabenizou a equipe da FCP pela volta da Sala de Cinema.

"Estamos entregando essa sala que faz parte da vida do paraense e convido a todos para virem conhecer, está totalmente moderna, com cadeiras novas, um espaço climatizado para que você possa aproveitar a nossa cultura", disse a vice-governadora. "Quero parabenizar a equipe da FCP pelo trabalho e convidar toda a população para estar aqui conosco, prestigiando a cultura e a arte que é tão importante pra mim", concluiu Hana Ghassan.

Thiago Miranda destacou a importância do Líbero no cenário paraense. "Hoje nós entregamos um cinema tão querido, não apenas em Belém, mas em todo o Estado. Ele é uma verdadeira referência cinematográfica na nossa região", afirmou.

A sala de exibição agora possui 102 assentos, incluindo dois destinados a Pessoas com Deficiência (PcD). O Líbero também tem novidades quanto à bilheteria, que aceita pagamento em espécie, pix e cartão, para melhor comodidade do público.

A FCP também entregou o novo Hall Vicente Cecim, espaço para exposições temporárias sobre aspectos da história do cinema e sobre filmes em cartaz. O espaço também servirá como um local para prestar homenagens a pessoas ligadas ao cinema e ao audiovisual. 

Escritor paraense premiado e reputado na cena cultural brasileira, Vicente Cecim (1946 - 2021), que agora dá nome ao novo Haal do Cine Libero Luxardo, é autor de diversas obras literárias, entre elas, a famosa viagem metafísica por Andara, uma representação da Amazônia encantada. O filho do romancista, o fotojornalista Bruno Cecim, esteve presente no ato de entrega do Hall em homenagem ao pai dele. 

No novo Hall, também haverá um setor de exposição permanente de equipamentos analógicos e digitais que fizeram parte da história e do atual acervo, além de cartazes originais de filmes criados pelo cineasta Líbero Luxardo (1908 - 1980), sorocabano de nascimento, e paraense de coração.

Importância - A gerente do Cine Líbero Luxardo, Nádia Alves, discursou sobre o espaço e sobre a expectativa para a reabertura ao público.

"Esse momento é, sem dúvidas, um dos mais aguardados do ano. Sabemos da importância de manter vivo equipamentos culturais como este, que propõe ações inclusivas e democratiza o acesso aos bens culturais do Estado", disse a gerente.

"O Cine Líbero Luxardo destaca-se por apoiar a exibição de obras produzidas por artistas independentes de várias regiões do globo, oportunizando acesso a títulos que geralmente não encontram espaço nos circuitos comerciais. Esperamos alcançar um público cada vez maior, oferecendo um ambiente mais confortável e acessível, com uma programação atraente e diversa, que faça valer a pena deixar o conforto de nossos lares", concluiu Nádia. 

SERVIÇO

Festival Varilux de Cinema Francês 

Data: 9 a 22

Confira a programação

Local: Cine Líbero Luxardo 

Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, em Belém.

Agência Pará

Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.