Depois de vacas, ruas de Belém receberão onças como obra de arte na 'Jaguar Parade' Plataforma prevê aumentar controle de extração e venda de minério no Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos

Bienal das Amazônias abre seleção para equipe de Mediação Cultural

Pessoas com experiência na cena artístico-cultural e movimentos sociais também podem se inscrever. O prazo vai até 9 de junho.

  • 412 Visualizações
  • 03/06/2025, 20:00
Bienal das Amazônias abre seleção para equipe de Mediação Cultural

Belém, PA - Guiada pelo conceito Verde-distância, inspirado pela obra Verde Vagomundo, de Benedicto Monteiro, a Bienal das Amazônias abre inscrições para a seleção da equipe de Mediação Cultural. A seleção é voltada para estudantes de graduação e profissionais formados nos cursos de Pedagogia, Artes Visuais, Artes Cênicas, Museologia, Arquitetura, Geografia, História, Letras, Turismo, Ciências Sociais, Filosofia e áreas afins.


Pessoas sem formação acadêmica, mas que possuem experiência na cena artístico-cultural e movimentos sociais, a partir de coletivos, também podem se inscrever. O prazo vai até 9 de junho.


A II Bienal das Amazônias conta com patrocínio master do Nubank, Shell e Instituto Cultural Vale, e patrocínio do Mercado Livre, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A exposição será realizada em Belém (PA), entre 29 de agosto e 30 de novembro de 2025, com curadoria de Manuela Moscoso, Sara Garzón como curadora adjunta, Jean da Silva como co-curador do programa público e Mônica Amieva na curadoria pedagógica. 


Os mediadores serão responsáveis por desenvolver ações com públicos diversos, promovendo a acessibilidade, inclusão e a democratização do acesso à arte, com uma carga horária de 26 horas semanais. A equipe de curadoria pedagogica é composta por Emerson Caldas, como coordenador educativo; Raquel Freitas, como produtora educativa; e pela equipe de arte educação: Arth, Andreza Machado, Isabela Miranda e Madson Santos.


A Bienal das Amazônias incentiva a participação de candidatos(as) das diversas regiões da Amazônia, bem como representantes de grupos étnicos-raciais, culturais, de gênero e pessoas com deficiência. 


Para participar do processo seletivo é necessário ser pessoa jurídica, com CNPJ ativo; ter interesse no campo da mediação cultural, arte-educação, museus e centros culturais; atuação em coletivos artísticos e movimentos sociais; ter formação ou experiência em artes, educação, humanidades ou áreas afins; além de disponibilidade para atuação presencial durante todo o período de formação, bem como da II Bienal das Amazônias, compreendido de julho a novembro de 2025.


As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico. Os participantes serão selecionados após análise de currículo e documentação. O processo de seleção também inclui entrevista on-line com os candidatos pré-selecionados e o resultado final com a composição da equipe de Mediação Cultural será divulgado no site e nas redes sociais da Bienal das Amazônias no dia 7 de julho. Para mais informações sobre o processo: monitoria@bienalamazonias.com.br


Foto: Ana Dias

Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.