Bragança, padre e prefeito; reza e voto misturados, dia que se perde em expiação Com metas atrasadas e hospedagem cara, COP começa sob a desconfiança global COP30 em Belém - avanços, paradoxos e limites da chamada diplomacia climática
Artigo

A literatura faz sua própria COP30! Palavras da Amazônia

Vamos gritar bem alto que na Amazônia existe literatura pujante, criativa e universal

  • 60 Visualizações
  • Prof° Seixas Lourenço | Especial para a COD
  • 10/11/2025, 07:00
A literatura faz sua própria COP30! Palavras da Amazônia

Vamos fazer a nossa COP das palavras, das escritas, das leituras, das vozes literárias da floresta!


Vamos gritar bem alto que na Amazônia existe literatura pujante, criativa e universal.


Movidos por este sentimento em comum, decidimos nos reunir na Casa da Linguagem para conversar sobre espaços de resistência e reinvenção de um mundo em que o livro é indispensável.


Falaremos também sobre literatura infantojuvenil; bibliotecas e circulação literária; democratização do livro e da leitura, e as "literolutas" das autoras amazônicas.


O resultado das discussões resultará na escrita de um documento a ser encaminhado para as autoridades envolvidas com a cultura. Será o nosso "Manifesto Paraoara da Literatura Amazônica", redigido por muitas mãos.


Finalizaremos o evento com um maravilhoso sarau literomusical - com participação de vários poetas, músicos, um pocket show de cordel e outros.


Anota aí:

LOCAL: Casa da Linguagem/FCP - Av. Nazaré, 31, Bairro de Nazaré, Belém-PA.

DATA: 19/11/2025

HORÁRIO: 15h às 20h.

ENTRADA FRANCA


Te esperamos para celebrar este momento mágico e literalutar junto conosco!


O Palavras da Amazônia conta com a organização da Academia de Letras de Ananindeua, Academia de Letras de Belém, Academia Paraense Literária Interiorana,  Academia Barcarenense de Letras, Academia Altamirense de Letras e Academia Paraense de Literatura de Cordel.


O projeto conta com a parceria da Federação das Academias de Letras do Pará e Câmara Brasileira de Cultura - Região Norte, e o apoio da Fundação Cultural do Pará e Casa da Linguagem.


Foto: Divulgação


O professor Seixas Lourenço é ex-reitor da Universidade Federal do Pará, UFPa.

Mais matérias Opnião

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.