Universidade Federal Rural da Amazônia ficou em 1º lugar na região e em 16º no país entre 69 universidades federais avaliadas pelo Tesouro Nacional.
O 14º Encontro de Gestão de Custos do Setor Público, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), divulgou o novo Ranking da Qualidade da Informação de Custos, que avaliou 175 órgãos e entidades da administração pública federal em cinco categorias: universidades federais, institutos federais, ministérios, agências reguladoras e estatais dependentes.
O objetivo do ranking é incentivar a melhoria da gestão pública por meio do uso adequado da contabilidade de custos, ferramenta estratégica para orientar decisões, otimizar processos e garantir alocação eficiente de recursos e pessoal. “Os dados de custo permitem verificar se estamos direcionando recursos da forma mais eficiente possível, em ações realmente prioritárias. Isso se traduz em melhor prestação de serviços à população”, destacou Viviane Silva Varga, secretária adjunta do Tesouro Nacional.
Na categoria Universidades Federais, a liderança nacional ficou com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), seguida pela UFCA e pela UFPI. No entanto, o Norte também teve destaque: a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) conquistou o 1º lugar regional e ficou em 16º no ranking geral, resultado expressivo entre as 69 universidades avaliadas. O desempenho é ainda mais significativo porque a Diretoria de Finanças e Contabilidade da UFRA contou com quatro servidores dedicados ao detalhamento dos custos.
Além das universidades, o ranking também reconheceu o Instituto Federal Catarinense (IFC), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) e o Ministério da Fazenda, que ficaram em primeiro lugar em suas respectivas categorias. No desempenho geral, as maiores notas foram alcançadas justamente pelo Ministério da Fazenda (9,012), pelo IFC (8,844) e pela Anac (8,492).
O encontro também contou com painéis técnicos, capacitações e apresentações de boas práticas, reforçando a importância da gestão de custos como instrumento de transparência e inovação no setor público.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.