Preparação

Treinamento testa esquema de segurança de autoridades na Cúpula da Amazonia

Operação será montada em pontos estratégicos da capital paraense e contarão com homens das forças armadas e forças de segurança.

03/08/2023 00:30
Treinamento testa esquema de segurança de autoridades na Cúpula da Amazonia

Agentes de diferentes setores das forças armadas e das forças de segurança e policial realizaram uma simulação para testar o esquema montado para garantir a integridade das autoridades nacionais e internacionais que estarão em Belém nos próximos dias. A Cúpula da Amazônia vai acontecer nos dias 08 e 09 de agosto na capital Paraense, no Hangar Centro de convenções e feiras. A programação vai reunir o Brasil e os principais chefes de estado dos sete países que possuem a floresta amazônica no território.


O trabalho realizado nesta quarta, 02, contou com uma simulação para proteger as autoridades. A avenida Brigadeiro Potássio, que da acesso ao estacionamento do Hangar, foi interditada - a exemplo do que acontecerá nos dias do evento. Agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal comandaram o embarque e o desembarque simulado das autoridades.


À tarde, O plano de segurança foi apresentado durante entrevista coletiva na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). A superintendente Regional da Polícia Federal em exercício, delegada Giselle Fonseca, pontuou a expertise da equipe. “Nossos agentes são preparados para esse tipo de execução. Temos todo um aparato necessário para dar apoio às escoltas e ao corpo responsável pela segurança das autoridades. Nossa equipe vai atuar desde o dia que a autoridade chegar a Belém até o embarque para retorno”.

 

A polícia federal e forças armadas ficarão responsáveis pela segurança do presidente da República e dos chefes de estado. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar atuarão nas escoltas dos ministros de Estado dos países e dos representantes dos governos estaduais do Brasil. Os rios que cercam Belém receberão monitoramento e fiscalização da Marinha do Brasil e do Grupamento Fluvial de Segurança.


O monitoramento também será realizado nos céus por homens da Força Aérea Brasileira (FAB). Nas ruas da cidade, Semob, Detran e PRF atuarão no monitoramento e bloqueios das vias durante escoltas das autoridades até o local do evento. Nos dias de programação, as principais ruas que dão acesso ao Hangar serão monitoradas pela Guarda Municipal e Superintendência de Mobilidade Urbana.

Mais matérias Cidades