Emoção, devoção e fé marcaram a manhã deste sábado, 7, com a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao distrito de Icoaraci.
O Círio de Nazaré é a maior festividade religiosa do Brasil, ocorre há 231 anos e também é um importante simbolismo religioso e cultural, que atrai milhares de pessoas de todo o Pará, turistas de todo o país e estrangeiros.
De acordo com a Diretoria da Festa de Nazaré, são 14 romarias oficiais, que arrastam multidões de devotos que fazem pedidos e agradecimentos para a Rainha da Amazônia.
A quarta romaria oficial do Círio de Nazaré é a Romaria Fluvial e a partida para o Círio das Águas acontece tradicionalmente no trapiche de Icoaraci. Neste Círio de 2023, a missa campal realizada para a saída da Imagem Peregrina pelos rios, ocorreu no início da manhã. Esse foi mais um ano de gratidão dos moradores de Icoaraci pela passagem de Nossa Senhora de Nazaré.
Para preparar o distrito de Icoaraci para esse momento de muita alegria e devoção, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) montou uma estrutura de palco e som para a realização do ato litúrgico do Círio Fluvial.
Fé e devoção - Em Icoaraci, no caminho até o trapiche, mãos estendidas, olhos lacrimejados e diversas demonstrações de fé, mostraram a emoção dos rmoradores da Vila Sorriso. Para esse dia que já é tradição, as famílias do distrito preparam suas casas e corações para receber a visita da Nazinha.
As famílias residentes do Edifício Lauro Monteiro, do bairro do Cruzeiro, todo ano enfeitam a entrada do prédio e reúnem os moradores e amigos para esperar a berlinda passar. A síndica do edifício, Carla Moura, comenta a alegria de reunir todos neste sábado de celebração.
“Essa manhã está sendo maravilhosa. Até mesmo algumas famílias de outras religiões estão presentes aqui pra celebrar essa festa linda com muita união. É um momento muito bom e muito emocionante”, afirmou.
A missa campal foi realizada por dom Giambattista Diquattro, núncio apostólico no Brasil, que esteve pela primeira vez à frente de uma celebração do Círio de Nazaré.
“Foi um momento muito profundo recebendo as bênções de Nossa Senhora. E que através dela Deus abençoe todos e todas”, celebrou o núncio.
Raimunda Ferreira, de 70 anos, participa anualmente da tradicional celebração que dá início ao Círio Fluvial. Devido a debilidades por conta de sua idade, o momento em que a idosa mais se aproxima da imagem peregrina é quando ela chega ao distrito, e resume esse momento em uma única palavra: emoção.
“Eu nunca perco essa celebração que acontece aqui em Icoaraci. Peço a Nossa Senhora de Nazaré que me dê sempre saúde e forças nas pernas pra eu nunca deixar de vir aqui. Ver Nossa Senhora bem pertinho é uma emoção muito forte que eu não sei nem explicar. É alegria, é tudo de bom na nossa vida”, destacou.
O agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, conduziu com muita emoção e alegria a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até o trapiche, na sua chegada em Icoaraci.
“O Círio é uma manifestação de fé única, que gera um turbilhão de sentimentos de gratidão, de amor e coisas boas. Que Nossa Senhora abençoe a população de Icoaraci, e que seja um abençoado Círio para todos” desejou o agente.
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré saiu do trapiche de Icoaraci, no navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil, e a Romaria foi finalizada com a chegada da Berlinda na Escadinha do Porto do Cais, em Belém.
Agência Belém
Foto: Felipe Neves/Ascom Adic