Ex-prefeito vê afiliado político, prefeito Mário Júnior, sob influência do arquirrival e deputado estadual Renato Oliveira e teme pelo que há de vir.
Diante da cena impensável até pouco tempo atrás, o ex-prefeito corre risco de ser atropelado politicamente pelo adversário/Fotos: Divulgação.
expressão “aceita que dói menos”, que se popularizou e até ganhou sentido duplo, se encaixava como luva no caso do ex-prefeito de Bragança Raimundo Oliveira, que ultimamente anda assombrado com a aproximação antes de aparecer entre seu afilhado político, o prefeito Mário Júnior, e o arquiadversário político deputado Renato Oliveira, do MDB. O desconfiômetro de Raimundo Oliveira está ligado e ele, preocupado como nunca.
O ex-prefeito deveria ser avisado pelos seus conselheiros políticos, se é que os tem, de que a expressão significa, à luz da psicanálise, nada mais do que, literalmente, “conformar-se, admitir” determinada situação - o que na política é tão recorrente quanto o próprio político. Faz parte, por assim dizer, em que pesem os planos de Raimundo Oliveira.
A verdade é que a próxima, mostrada em fotos e vídeo, entre o médico Mário Júnior, eleito ao cargo de prefeito graças principalmente ao ex-prefeito, e ao deputado Renato Oliveira, personagem, junto com a família - incluindo o ex-prefeito Edson Oliveira -, de várias arenas públicas no curso das últimas campanhas políticas, abalou Raimundão.
Não é crível que o ex-prefeito jamais tenha imaginado este cenário, mas, tão real quanto palpável, hoje, pareceu-lhe “inacredátavel”, a ponto de arrancar do “padrinho” a expressão “o que está acontecendo, meu menino?”, o que não deve passar de troça.
Renato Oliveira é deputado estadual e a administração Mário Júnior não conseguiu abrir mão de sua influência política em favor do município. Além do mais, a mulher dele é vereadora e ambas se posicionaram relativamente bem junto ao governo do Estado.
O que abala o ex-prefeito, porém, além da inimizade figadal com os Oliveira, é o próprio futuro político: Raimundo Oliveira alimenta a esperança de sair candidato à Assembleia Legislativa em 2026, possibilidade cada vez mais remota, para início de conversa, com a nova configuração política no município, além das limitações autoimpostas, como o enredamento na Justiça por supostos malfeitos administrativos em praticamente todas as gestões no município, embora também queira voltar.
Qualquer semelhança com a expressão “rei posto, rei morto” não será coincidente, mas, na real, o ex-prefeito Raimundo Oliveira ainda não conseguiu captar o que se acredita ser a entrega do governador Helder Barbalho por trás dos panos. É uma questão de tino político.
Os analistas políticos não têm dúvidas de que Raimundo Oliveira é a maior liderança política de Bragança na atualidade, mas seu reduto é restrito. O ex-prefeito tem limitações para avançar politicamente nos municípios vizinhos e, sabendo disso, os atores políticos de Bragança planejam dividir os votos de 2026 para Assembleia Legislativa. O que se diz, por exemplo, é que o prefeito Mário Júnior deve apoiar dois nomes, um deles, uma secretária de Estado, e não o do “padrinho”.
Na outra ponta, o vereador de primeiro mandato, João Paulo, traçou planos para disputar uma vaga, puxou votos para o partido e drenar os votos de Raimundo Oliveira. Nessas movimentações de bastidores, o próprio deputado Renato Oliveira aumentou suas bases políticas na região e já não depende exclusivamente do eleitorado de Bragança. Renato trabalhou para dobrar sua votação no município e inviabilizar o ex-prefeito, com ajuda de Mário Júnior, deixando Raimund Oliveira sem mandato e representatividade a perder de vista.
O novo cenário coloca então o ex-prefeito em situação mais complicada na disputa por uma vaga no Legislativo estadual ou à própria prefeitura, para onde os planos retornarem se nada mais der certo, não bastassem três detalhes: idade, tempo até 2028 e a Justiça.
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.