Belém, PA - A Assembleia Legislativa do Pará, Alepa, aprovou, na manhã desta terça-feira, 19, o Projeto de Resolução nº 1/2025, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do Programa "Alepa Itinerante COP30”. O objetivo da proposta é ouvir a população das regiões do Pará e autorizar, em caráter excepcional, que as Sessões Legislativas da Alepa sejam realizadas em cidades do interior do Pará. As sessões ocorrerão em razão da COP30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025.
A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) representa um dos eventos internacionais de maior relevância na agenda climática global. A conferência deverá reunir chefes de Estado, autoridades governamentais, cientistas, lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil e do setor privado, tendo como foco principal as discussões sobre a pauta ambiental, e a busca de soluções concretas para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas que as pessoas do mundo vivem. A Alepa se reunirá em localidades consideradas “polos” para sediar as sessões da Casa, referentes ao programa “Alepa Itinerante CCP30”. O programa também poderá firmar convênios com órgãos públicos ou privados.
A justificativa do projeto diz que “pela primeira vez na história, o evento ocorrerá na Amazônia, região que desperta a atenção do planeta quando se trata de proteção ambiental. Nesse sentido, a população amazônida, especialmente o Pará, tem uma grande oportunidade de ser protagonista nas discussões, de forma a promover maior visibilidade a localidade e destaque para as demandas históricas da população da Amazônia, evidenciando questões sociais, ambientais e econômicas”.
Segundo o presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), “a Assembleia Legislativa do Pará, em gestões anteriores, já realizou itinerância em várias regiões do estado. Quando cheguei na gestão, priorizei a administração interna da Casa para que a gente pudesse organizar a estrutura física. Mas em se tratando da COP30, resolvemos aprovar esse projeto para que a Alepa tenha condição de ir em algumas regiões do estado do Pará, e assim ouvir a população, às suas demandas, e suas preocupações sobre o meio ambiente”.
O chefe do legislativo estadual finaliza dizendo que “o Pará possui dimensões continentais, com regiões diversas e populações distintas, mas todos sob uma única bandeira, um só povo, que está atento à preservação do meio ambiente, porém, que deseja também melhoria da qualidade de vida. E, para que isso aconteça, as comunidades precisam participar, precisam ser ouvidas, precisam compartilhar conhecimentos e expectativas”.
O “Projeto Itinerante COP30” contribuirá para que a população se sinta devidamente representada e possa compreender melhor o que representa a realização da COP30 no Pará. É uma iniciativa que amplia o sentimento de pertencimento e reforça o compromisso do parlamento paraense com a inclusão e a participação cidadã dos municípios do estado.
Foto: Celso Lobo/AID Alepa