O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (11), o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê 2 mil obras, sendo 300 indicadas pelos governadores e 1,7 mil pela União. Os investimentos previstos no Pará superam a casa dos R$ 75,2 bilhões em obras e serviços para melhorar a vida da população. O governador Helder Barbalho marcou presença na solenidade de anuncio, realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Escolhido para discursar na solenidade em nome de todos os governadores do país, Helder Barbalho pregou união institucional e defendeu o PAC como ferramenta de desenvolvimento, inclusão, redução das desigualdades e geração de oportunidades.
“O PAC permite que coisas estratégias em nosso país possam acontecer e permitir que o nosso país seja mais competitivo e, acima de tudo, irá convergir energias e oportunidades respeitando as particularidades e desafios regionais. Que possamos gerar empregos para termos um país forte e pujante”, conclamou o governador Helder Barbalho.
“Fui prefeito quando se lançou a primeira rodada do PAC. Fui convocado na época para apresentar os anseios de uma cidade da Amazônia chamada Ananindeua e hoje, passado alguns anos, é muito bom saber que teremos um novo PAC e o Brasil terá uma nova agenda de investimentos com justiça social em favor do povo brasileiro”, completou Barbalho.
Infraestrutura - O Estado do Pará foi contemplado com 10 projetos voltados à infraestrutura, onde estão previstas intervenções com obras de saneamento básico com aplicação da coleta e tratamento de esgoto confirmadas. Na área de mobilidade, a BR-316 será contemplada com a duplicação do trecho entre Castanhal, Santa Maria e o trecho de acesso à Salinas. Na BR-230, Rodovia Transamazônica, o trecho entre Medicilândia e Rurópolis será pavimentado. As obras de pavimentação da BR-422, no trecho entre Novo Repartimento e Tucuruí, também está incluso no PAC.
Ainda sobre investimentos em BRs, as 308 e 163 também estão contempladas com obras de pavimentação nos trechos entre Bragança e Viseu e Rurópolis e Miritituba, respectivamente. Ainda na área de mobilidade, o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal prevê obras para derrocamento do Pedral do Lourenço entre os municípios de Marabá e Baião. A medida vai potencializar ainda mais uma modalidade de transporte de cabotagem.
Entre os anúncios do novo PAC, estão os investimentos em pontes, sendo eles na estrutura sobre o rio Xingu, no Distrito de Belo Monte, e também sobre o rio Araguaia, interligando o Pará com o Estado de Tocantins no município de Xambioá. Ainda envolvendo os rios paraenses, na relação de obras de infraestrutura do PAC estão previstos investimentos na Hidrovias Tapajós.
Confira os investimentos divulgado pelo Governo Federal para o Estado do Pará.
Fonte: Estadão conteúdo
Foto: Marcos Santos/ Agência Pará