Belém, PA - A movimentação de máquinas e operários está intensa neste início de setembro na avenida Mário Covas, em Ananindeua, onde o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) está construindo dois novos viadutos. O objetivo do Estado é melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando melhor mobilidade, ao desafogar o trânsito e criar corredores alternativos para a região metropolitana de Belém.
Os viadutos ficam localizados na avenida Mário Covas, no cruzamento com a avenida Independência e no cruzamento com a avenida Três Corações, que dá acesso ao bairro Cidade Nova.
Moradora da Cidade Nova, a geógrafa, Cássia Franco, vê o trabalho acontecer. “A gente sempre espera que seja rápido, mas sabemos que o transtorno é inevitável. Eu acredito que – o viaduto - vai ser importante, porque aquele sinal de quatro tempos criado desde a extensão da Três Corações deixou o trânsito complexo, fica engarrafamento para entrar na Cidade Nova, fora todos os acidentes registrados por falta de sinalização e imprudência mesmo".
"Ali é uma das únicas saídas para a Mário Covas e BR, vai ajudar muito, facilitar a vida do entorno, temos supermercados, escolas. Esperamos que traga mais tranquilidade pra gente”, afirma a moradora Cassia Franco.
Viaduto Mário Covas x Três Corações - O governo estadual informa que a estrutura medirá 350 metros de uma rampa a outra e terá sentido único, iniciando na avenida Três Corações em direção à BR-316 pela avenida Mário Covas.
“Das seis fundações previstas para o viaduto, quatro já foram concluídas, sendo duas na Mário Covas, duas no centro do cruzamento entre as avenidas, faltando duas na avenida Três Corações. Após a conclusão desta etapa, o órgão começa a subir os pilares do viaduto e a terra armada dos muros da estrutura”, detalha o engenheiro fiscal do NGTM, Ricardo Monteiro.
Viaduto Mário Covas x Independência - Com 350 metros de extensão, o viaduto será erguido na avenida Mário Covas, sobre a avenida Independência, que por sua vez será rebaixada para receber o fluxo de veículos por baixo da estrutura. O viaduto terá mão-dupla e possibilitará o livre trânsito na Mário Covas, sem interferência de semáforos.
A obra já concluiu 80% da drenagem prevista no projeto é importante para que não haja alagamentos no trecho. Equipes do NGTM fazem a sondagem do terreno para então iniciarem fundações nos próximos dias.
“Os viadutos da Mário Covas se juntam aos viadutos da BR-316 com a Alça Viária e com a Independência no conjunto de obras estruturantes que o governo do Pará realiza para melhorar a mobilidade na região metropolitana de Belém e também em preparação para receber a COP-30 em 2025”, ressalta a engenheira Leila Martins, diretora geral do NGTM.
Agência Pará
Foto: Thaís Rezende / Ascom NGTM