O governo do Pará oficializou, nesta quarta-feira (2), a troca no comando da Polícia Civil do estado. O então delegado-geral Walter Resende pediu exoneração do cargo, e o governador Helder Barbalho atendeu ao pedido, conforme publicado no Diário Oficial do Estado.
Nos bastidores, comenta-se que Resende não resistiu à pressão causada pelo movimento grevista que tem se intensificado dentro da instituição. Ele estava no cargo desde setembro de 2020 e, ao assumir a chefia da Polícia Civil, destacou como prioridades o combate ao crime organizado, aos delitos contra a vida e ao tráfico de drogas.
Para substituir Resende, o governador nomeou o delegado Raimundo Benassuly Maués Junior, que atuava como corregedor-geral da Polícia Civil. Esta será a segunda vez que Benassuly assume o cargo de delegado-geral. A primeira foi durante o governo de Ana Júlia Carepa (PT). Durante a gestão de Helder Barbalho, ele já ocupou as funções de corregedor-geral da PC e delegado-geral adjunto.
A troca no comando da Polícia Civil acontece em um momento de tensão dentro da instituição, com a crescente mobilização de servidores. O novo delegado-geral terá o desafio de administrar a crise e manter a eficácia da segurança pública no estado.
Foto: Divulgação