Hoje (10), na sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em Belém, será realizado o evento de lançamento dos Mapas dos Municípios Críticos para o Enfrentamento ao Desmatamento, com ênfase aos municípios prioritários para ações de prevenção, controle e redução dos desmatamentos do Estado do Pará, conforme Portaria GM/MMA Nº 8/2023.
A organização dos Mapas dos Municípios Críticos para o Enfrentamento ao Desmatamento é uma ação do Projeto Enfrentamento aos Desmatamentos e Queimadas no Estado do Pará, promovido pelo Centro de Apoio Operacional Ambiental do MPPA, em parceria com o Instituto do Homem e do Meio Ambiente (IMAZON) através do Termo de Cooperação Técnica n° 007/2021 – MPPA/IMAZON.
Cada município prioritário será representado em três tipos de mapas: um mapa de Uso e cobertura do solo, destacando a distribuição de formações florestais, pastagem, soja, mineração e área urbanizada, hidrografia e aspectos da gestão ambiental municipal; um segundo mapa destacando a Situação Territorial com distribuição das diferentes modalidades de Unidades de Conservação, assentamento, imóveis privados, terras públicas e vazio fundiário; destaca também as taxas históricas de desmatamento do município e a taxa atual; o terceiro mapa destaca Estradas no Município, com a representação das estradas oficiais e não oficiais, relacionadas às áreas florestadas e formações não florestais.
Parte dos mapas serão impressos e entregues às Promotorias de Justiça. Todos os mapas serão organizados em um Atlas, em construção, contendo informações-chave para apoio à atuação ministerial.
Fonte: MP-PA
Foto: Pedro Guerreiro/ Ag. Pará