Adeus ao gênio

Morre o publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, no Rio de Janeiro

Profissional de alto gabarito, Olivetto venceu mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, um dos mais importantes do marketing mundial.

13/10/2024 21:45
Morre o publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ - O publicitário Washington Olivetto morreu neste domingo, 13/10, aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado há cinco meses no hospital Copa Star, no Rio, que emitiu a seguinte nota:


“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.”


Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Olivetto teve complicações pulmonares e morreu de falência múltipla de órgãos. Corintiano, o publicitário é descrito como um dos maiores publicitários do mundo. Seu site - que teve pico de acessos logo depois da confirmação da morte -, o descreve como “um dos publicitários mais premiados de todos os tempos”. 


Olivetto é responsável por diversas campanhas importantes no cenário publicitário. Ele venceu mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, um dos prêmios mais importantes do marketing mundial, e está presente no Hall of Fame do The One Club de New York e também no Lifetime Achievement.


“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda”, informou a unidade de saúde.


Segundo informações do jornalista Juca Kfouri, do Uol, o publicitário estava internado em decorrência de problemas pulmonares e faleceu por falência múltipla de órgãos, no final da tarde de domingo.


Profissional premiado


Washington Luís Olivetto nasceu em 29 de setembro de 1951 em São Paulo (SP). No início da década de 1970, ele ganhou o Leão de bronze no Festival de Cannes pelo comercial de televisão “Pingo” para as torneiras Deca.


Ele também foi responsável pelo “Homem com mais de quarenta”, que recebeu o prêmio de Leão de Ouro da Publicidade Nacional, também em Cannes. No entanto, as campanhas mais marcantes de Olivetto foram a do “garoto Bombril” e a do “primeiro sutiã da Valisère”.


Democracia Corinthiana


Olivetto era um grande torcedor do Corinthians e chegou a ser vice-presidente de marketing do clube e um dos fundadores do movimento “Democracia Corinthiana”. Ele  assumiu o cargo no Corinthians quando a função não era disseminada no futebol brasileiro, no começo da década de 1980.


A participação dele na criação da Democracia Corinthiana buscava reiterar a imagem da instituição como "clube de todos". O movimento era liderado pelos próprios jogadores, em especial Casagrande, Sócrates e Wladimir, que tomavam decisões internas com votação entre os atletas.


Em 2013, Olivetto recebeu uma homenagem da escola de samba da Gaviões da Fiel. O tema do desfile da escola naquele ano foi a história da publicidade brasileira.


O Corinthians lamentou, em nota, a morte do publicitário. "Um dos ícones da publicidade, Olivetto herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando. O Corinthians se solidariza com a família nesse momento de dor", diz um trecho do texto.


Entre as obra criadas por Olivetto, dois livros abordam o clube. Em "Corinthians x Outros", ele conta partidas fictícias contra times montados por torcedores de outro clubes, como o Santos de Fausto Silva, o Palmeiras de José Serra, o São Paulo de Ricardo Kotscho, o Fluminense de Jô Soares, e o Flamengo de Jorge Ben Jor.


Já em "Corinthians - É Preto no Branco", ele conta a história do clube como se explicasse a paixão pelo Corinthians a um colega norte-americano. A obra também é assinada pelo jornalista corintiano Nirlando Beirão.


Foto: Acervo pessoal

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