Belém, PA - Encerra-se às 17h, desta quarta-feira (27), o período de matrícula aos aprovados no Programa Social CNH Pai D'égua em Belém. A estimativa do Detran é de que os 20 mil aprovados na primeira fase do programa compareçam a esta etapa eliminatória, para darem início ao processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou mudança de categoria gratuitamente.
Desde o último dia 18, a Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) realiza os procedimentos de matrícula, recebendo um grande número de pessoas por dia. Esta etapa marca a abertura do processo no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e neste mesmo dia o candidato faz a coleta biométrica, foto e agenda os exames médicos também.
Denise Ferreira é uma das candidatas aprovadas, garantiu a sua matrícula neste penúltimo dia e vai iniciar seu processo de primeira habilitação. "O atendimento está excelente e é muito importante ter esse programa gratuito porque devido a nossa renda comprometida com a família esse sonho era quase impossível, graças a Deus e ao Governo do Pará eu vou conseguir tirar a minha carteira".
Mesmo os candidatos que perderam o dia do agendamento que foi marcado na entrega do passaporte podem procurar o atendimento no Mangueirinho até esta quarta-feira. Para serem atendidos os classificados devem apresentar original e cópia da Carteira de Identidade ou equivalente para Primeira Habilitação, ou Carteira Nacional de Habilitação válida, nos casos de mudança e adição de categoria; CPF; comprovante de residência atualizado; certificado ou declaração de escolaridade de nível fundamental, emitido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ou equivalente em outra Unidade Federativa e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Civil do Estado do Pará, com vencimento máximo de 90 dias.
O Programa Social CHN Pai D'égua é uma iniciativa do governo do Estado, coordenado pelo Detran, que garante a emissão de CNH totalmente gratuita a pessoas de baixa renda. Em Belém, dos 20 mil classificados, 10.361 vagas foram preenchidas por mulheres (51,8%) e 9.639 por homens (48,2%). Deste total, 719 são pessoas com deficiência (PcDs).
Agência Pará
Foto: Asdecom Detran