O serviço de podagem de árvores está em execução em alguns dos principais corredores da capital paraense, como as avenidas Júlio César e Duque de Caxias. A Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP), responsável pelo gerenciamento da ação, está com três caminhões e uma equipe específica à frente deste serviço para que o tráfego e a visibilidade nas vias, bem como a segurança para veículos e pedestres, sejam assegurados.
A podagem é o ato de retirar parte dos vegetais, como rama ou demais partes inúteis, para o favorecimento do crescimento das plantas, para formar, tratar e renovar para o crescimento saudável. Até o momento, cerca de 188 vegetais já receberam os serviços.
Na avenida Júlio César, principal rota para quem desembarca no aeroporto internacional de Belém - Val de Cans, toda a extensão da via já contabilizou 168 árvores podadas, enquanto que na avenida Duque de Caxias, 20 árvores já receberam os serviços.
A Lei diz que é vedado o corte, a poda, derrubada ou a prática de qualquer ação que possa provocar dano, alteração do desenvolvimento natural ou morte de árvore em área pública e nas propriedades privadas no perímetro urbano do município.
Por Agência Pará
Foto: Divulgação / Seop