Observadores da ONU usam Círio de Nazaré como teste de logística para COP Prefeitura de Belém entrega Mercado de São Brás ainda sem modelo de gestão Presença confirmada de 162 países garante quórum mínimo para COP30 em Belém

Maduro envia documentação sobre a disputa de Essequibo ao Tribunal de Haia

  • 837 Visualizações
  • 09/04/2024, 10:45
Maduro envia documentação sobre a disputa de Essequibo ao Tribunal de Haia

Uma delegação da Venezuela entregou na segunda-feira, 8, dezenas de caixas ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, com documentos sobre a disputa entre o país e a Guiana pelo território de Essequibo. Entre os papéis, estão títulos históricos que, segundo o governo do ditador Nicolás Maduro, respaldam a soberania da Venezuela sobre o território rico em petróleo.

Segundo Maduro, a região estava sob jurisdição venezuelana no momento da independência de Espanha. De acordo com a Venezuela, Essequibo foi roubado quando a fronteira com a Guiana foi traçada no final do século XIX. Essequibo equivale a dois terços do território da Guiana.

Apesar da entrega dos documentos, Maduro disse que a Venezuela segue sem reconhecer o TPI como foro para a resolução da controvérsia.

Na semana passada, o ditador venezuelano sancionou uma lei que cria o Estado de Essequibo, o que aumentou as tensões na região.

Em resposta, o governo da Guiana afirmou que não vai permitir a anexação do território pela Venezuela.

Em comunicado, o governo de Mohamed Irfaan Ali informou que Maduro ignora os "princípios mais fundamentais do direito internacional" e contradiz o acordo bilateral de tratar o assunto sem "provocações" e "interferência de terceiros".

 

Fonte: Estadão conteúdo/Associated Press

Foto: Wikimedia Commons

 

Mais matérias Mundo

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.