Estiagem

Jader Filho anuncia medidas de emergência para combater a seca no Pará

Ministro das Cidades ainda destacou obras para a COP 30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025

04/12/2024 16:15
Jader Filho anuncia medidas de emergência para combater a seca no Pará

O ministro das Cidades, Jader Filho, revelou nesta quarta-feira (4/12), no programa "Bom Dia, Ministro", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma série de medidas emergenciais para combater a grave seca que afeta o Pará.

A estiagem, considerada a pior da história do estado, já atinge mais de 30 municípios e traz grandes desafios para as comunidades. Além disso, o ministro detalhou investimentos importantes em infraestrutura urbana e ambiental para preparar Belém para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro de 2025.

Ações emergenciais para enfrentar a seca

Jader Filho apresentou diversas iniciativas para mitigar os impactos da seca. Entre as principais ações, o ministro anunciou o pagamento de R$ 2.800 em auxílio emergencial, por dois meses, para pescadores do Baixo Amazonas, como em Santarém. Além disso, será feito o adiantamento do Seguro-Defeso. No total, 115 mil pescadores em todo o estado serão beneficiados.

O ministro explicou que tem feito o trabalho de articulação entre as gestões dos municípios paraenses e os ministérios do Governo Federal para viabilizar soluções emergenciais para as localidades atingidas, espalhadas nas regiões oeste, nordeste, Marajó, sul e sudeste do estado. 

“Esta já é a pior seca da história do Pará. Seguiremos articulando com outros ministérios e dedicando esforços para atender as necessidades locais. Estou à disposição dos prefeitos paraenses neste momento de necessidade”, disse.

COP 30

O ministro também abordou os preparativos para a COP 30. O Governo Federal já destinou mais de R$ 4,7 bilhões para obras de infraestrutura e urbanização.

Entre as obras previstas, estão o saneamento do Ver-o-Peso, a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto do Una, a construção do Parque Urbano do Igarapé São Joaquim e a urbanização de canais como Tucunduba, Mata-Fome e Ariri-Bolonha.

“Belém precisa estar à altura do desafio de sediar a COP 30. Nosso trabalho é garantir que essa conferência seja a COP da floresta e das cidades, com políticas públicas que alcancem a vida das pessoas. Estamos mostrando ao mundo que o Brasil está liderando a agenda climática e urbana”, destacou Jader Filho.

Mobilidade e revitalização em Belém

O ministro também mencionou iniciativas de mobilidade urbana, como o financiamento para a compra de 503 novos ônibus para o estado e a revitalização da Orla do Cruzeiro, em Icoaraci. Ele enfatizou que essas ações refletem o esforço conjunto entre o Governo Federal, o estado do Pará e a Prefeitura de Belém.

"Essas ações são exemplos de como estamos unindo esforços entre o Governo Federal, o estado do Pará e a Prefeitura de Belém para transformar a cidade e preparar o Pará para o futuro", concluiu Jader Filho, destacando seu compromisso com o enfrentamento das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Mais matérias Política