A clássica banda de rock norte-americana Guns N' Roses fez uma postagem em seu perfil oficial no Instagram, no último dia 4 de maio, prestando solidariedade às vítimas da tragédia ambiental no Rio Grande do Sul. "Nossos pensamentos estão com todos no Rio Grande do Sul, enquanto enchentes históricas atingem o Sul do Brasil", escreveu a banda.
Na postagem, dados da tragédia à época foram apresentados pela banda ao seu público, informando que 317 municípios foram afetados, com cerca de 13 mil pessoas sendo alocadas para abrigos, mais de 69 mil ficando desabrigadas e um total de mais de 510 mil afetados, 107 feridos e 74 desaparecidos, entre outros.
Em balanço atualizado, divulgado ontem pela Defesa Civil, o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 157. Ao todo, há ainda 88 pessoas desaparecidas. As autoridades estimam que a catástrofe tenha afetado a vida de 2,3 milhões de moradores de 463 municípios até agora — 93% do total. O número de desalojados subiu para 581.633 pessoas, e 76.955 em abrigos.
O grupo também informou que "doações podem ser enviadas ao Light Alliance Emergency Fund em parceria com [o perfil] @brazilfound. Tudo que for enviado será alocado aos afetados".
O Guns N' Roses se apresentou quatro vezes ao longo dos anos em Porto Alegre: em março de 2010 e abril de 2014 na FIERGS, em novembro de 2016 no Estádio Beira-Rio e em setembro de 2022 na Arena do Grêmio.
Foto da capa: Divulgação/Katarina Benzova