Liderado por Oscar Piastri na madrugada desta sexta-feira, o segundo treino livre do GP do Japão foi interrompido ainda nos minutos iniciais por uma batida impressionante: Jack Doohan rodou a estimados 257 km/h com sua Alpine no Circuito de Suzuka e atingiu a barreira de pneus com muita força. O impacto destruiu o A525, carro da equipe francesa, e o novato de 22 anos precisou ser conduzido por fiscais até o carro médico. Após exames preventivos, ele passa bem.
Logo após o impacto, o novato avisou pelo rádio da equipe que estava bem e perguntou o que teria causado a perda da direção. Seu engenheiro, Josh Peckett, respondeu que a Alpine estava analisando possíveis causas para o problema.
No entanto, embora consciente, Doohan demorou a deixar o veículo. Saiu de dentro do cockpit com ajuda de fiscais e foi conduzido por eles, caminhando devagar, até o carro médico da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) que o tirou da pista.
Além da força da batida em si, também impressionou o resultado do impacto sobre o A525: ele perdeu as duas rodas esquerdas, parte da asa traseira e toda a asa dianteira do veículo, deixando um rastro enorme de detritos no trecho. Logo após a colisão, um dos pneus chegou a sair rolando pela área de escape, parando a metros do bólido.
A sessão, interrompida com uma bandeira vermelha, seguiu parada para a remoção do carro, a limpeza do trecho e a reconstrução da barreira macia. A pausa durou 22 minutos, mas foi sucedida por outro incidente: Fernando Alonso passou reto na curva 9 e acabou preso na brita, acionando uma segunda vermelha. Ao todo, foram quatro paralisações no treino, somando mais de 50 minutos.
Embora já tenha disputado uma corrida em 2024 como substituto, Doohan é um dos cinco calouros desta temporada da F1 - considerando um campeonato em tempo integral. Ele, que fez parte da Academia da Alpine, foi promovido ainda no fim do ano passado para a vaga de Esteban Ocon, que migrou para a Haas.
Filho do multicampeão da MotoGP Mick Doohan, o jovem foi filmado minutos depois da batida caminhando sem ajuda no paddock de Suzuka. Ele estava acompanhado por membros da Alpine. Jack ainda não completou nenhum treino livre na pista japonesa; no TL1, cedeu seu carro para o reserva Ryo Hirakawa.
- Após exames médicos preventivos, podemos confirmar que Jack está bem. Agora estamos trabalhando duro para deixar o carro pronto para amanhã - informou a Alpine, pelas redes sociais.
Fonte: Ge
Foto: Redes sociais