As ações integradas de fiscalização da Base Integrada Fluvial “Antônio Lemos”, situada no rio Tajapuru, Breves, no Marajó, tiveram êxito. No sábado (25), houve a apreensão de 30kg de entorpecentes. A carga estava sendo transportada em uma embarcação com destino a Belém.
Durante fiscalização de rotina, equipes policiais da Base abordaram o navio catamarã “Rondônia” que partiu de Manaus (AM) com destino à capital paraense. O navio realizava o transporte de passageiros e carga geral. Com uso de cão farejador a equipe policial encontrou no porão da embarcação, no compartimento específico de cargas, três mochilas contendo os entorpecentes.
De acordo com a polícia, ninguém foi preso, parte da tripulação responsável pela carga foi ouvida e liberada. Ao todo foram 30kg apreendidos, sendo 22kg de maconha e 8 kg de pedra oxi. Todo material foi apreendido e levado para a base integrada para registro dos procedimentos legais cabíveis. Ao final do processo, a droga será levada para a Superintendência da Polícia Civil de Breves.
A polícia destaca que a apreensão deste sábado (25) soma-se a da semana passada que resultou em 60kg de entorpecentes encontrados, totalizando quase 100 kg de drogas apreendidas. O êxito das fiscalizações demonstrando a importância estratégica da base fluvial, destaca o secretário de segurança Pública em exercício, Luciano de Oliveira.
“Essa apreensão ocorre num contexto de uma sequência de outras apreensões, que vem se tornando cada vez mais recorrente, ratificando a assertividade da estratégia de posicionamento da base nesse local, com essa modalidade de atuação integrada de diversas forças de segurança pública, com suas atribuições especialmente voltadas para a repressão de tráfico de entorpecentes, nessa rota de tráfico de drogas que é infelizmente conhecida, aqui de acesso com destino à região metropolitana de Belém”, pontuou.
Integração - A Base Integrada Fluvial Antônio Lemos reúne agentes dos órgãos de Segurança Pública do Estado, bem como, órgãos de fiscalização ambiental e alfandegários, tanto da esfera estadual quanto municipal. A base é utilizada para atendimento na região e conta com a presença de policiais Civis e Militares, além de equipes do Corpo de Bombeiros, Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) e ainda servidores da Secretaria da Fazenda do Estado.
Fonte: Agência Pará
Foto: Divulgação