Belém, PA - No último mês de setembro deste ano, em meio às comemorações dos 40 anos do Rock in Rio, a direção do festival lançou o projeto Amazônia Para Sempre, que é mais um passo importante na jornada do Rock in Rio e do The Town Por um Mundo Melhor, com os dois festivais colocando grandes holofotes em um tema relevante da atualidade: a proteção da floresta Amazônica e dos povos que nela habitam. O patrocínio é da mineradora Vale, com apoio do Governo do Pará.
A iniciativa antecede a 30ª Conferência das Partes para o Clima - COP 30 -, que será promovida pela Organização das Nações Unidas em Belém do Pará, em novembro de 2025, e vai unir milhares de pessoas em torno de uma agenda global única e reforçar a importância da atuação efetiva nos desafios das mudanças climáticas.
Dois shows
Serão dois grandes shows em Belém, em setembro de 2025, sendo um deles sobre um palco flutuante em formato de vitória-régia, no rio Guamá, com uma atração internacional, e transmissão para o mundo todo, em parceria com a TV Globo; e outro show, com entrada gratuita, em Belém, com atrações locais e nacionais.
Edital
Completando essa jornada que vai muito além da música, um edital de R$ 2 milhões de reais - Amazônia para Sempre - vai beneficiar iniciativas de Belém, e está com inscrições abertas até quinta-feira, dia 31 de outubro. O projeto foi apresentado por Roberta Medina, vice-presidente Rock World, empresa que administra e produz os festivais Rock In Rio, The Town e, desde 2023, Lollapalooza no Brasil, em evento na Cidade do Roco, em setembro passado.
O foco do edital são projetos que promovam a preservação dos povos originários e da floresta Amazônica, incentivando a sua fixação nos seus territórios tradicionais, trazendo progresso e desenvolvimento para essas comunidades e fortalecendo sua capacidade de cuidar da floresta, contribuindo assim, para a manutenção do clima global.
O processo de seleção vai focar em três vertentes: bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo. Podem se inscrever no edital Amazônia para Sempre projetos implementados na Região Metropolitana de Belém que atendam a objetivos como preservação das culturas e tradições; promoção da autonomia e autossuficiência das comunidades em seus territórios; implementação de práticas sustentáveis de gestão florestal, agrícola e de recursos naturais; desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras que respeitem e integrem os conhecimentos tradicionais; e mitigação e adaptação dos impactos das mudanças climáticas e preservação da biodiversidade na região amazônica.
Serviço: O link para inscrição ao edital é este aqui: https://rockinrio.com/rio/pt-br/amazonia/
Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas por meio do e mail
amazoniaparasempre@rockinrio.com
Foto: Divulgação
(Com informações do blog da Dedé Mesquita)