Ainda que aos trancos barrancos, TRE fecha cassação de senador do PT por um voto Círio: romaria do MP põe promotores em procissão e o Estado do Pará, de joelhos Cármen Lúcia suspende ações do TJ do Pará e puxa para STF caso do prefeito de Ananindeua
Atraso

Desmatamento piora desenvolvimento social em municípios da Amazônia

Territórios com as notas mais baixas no Índice de Progresso Social 2023 estão entre os que mais derrubaram a floresta nos últimos anos

  • 737 Visualizações
  • 27/07/2023, 09:32
Desmatamento piora desenvolvimento social em municípios da Amazônia

Após analisar 47 indicadores de qualidade de vida de áreas como saúde, educação, segurança e moradia, o Índice de Progresso Social (IPS) 2023 mostrou que o desmatamento está relacionado com o baixo desenvolvimento da Amazônia. Publicado pelo Imazon, o estudo apontou que os municípios que mais destruíram a floresta nos últimos três anos tiveram os piores desempenhos sociais.


Os 29 territórios com as notas mais altas no IPS (superiores a 61,80) apresentaram um desmatamento médio de 20 km² entre 2020 e 2022, segundo dados do Projeto Prodes (Inpe). Por outro lado, os 89 municípios que tiveram as avaliações mais baixas (inferiores a 50,12) derrubaram uma média de 86 km² nesse período, mais que quatro vezes mais. Além disso, o IPS médio dos 20 municípios com as maiores áreas de floresta destruídas nos últimos três anos (52,30) foi menor do que o da Amazônia (54,32). Um exemplo dessas notas baixas é São Félix do Xingu, no sul do Pará. O município devastou mais de 1,7 mil km² de floresta no período e obteve um IPS de apenas de 52,56.


Acesse o conteúdo completo em imazon.org.br


Fonte: Imazon

Foto: Bruno Cecim/ Agência Pará

 

Mais matérias Brasil

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.