Risco iminente

Defesa Civil diz que mina 18 da Braskem tem rompimento parcial em Maceió

Tanto a mina da Braskem quanto seu entorno foram desocupados devido ao risco iminente de afundamento. De acordo com o órgão municipal, "não há qualquer risco para pessoas”.

10/12/2023 22:43


São Paulo (SP) - Parte da mina 18 da Braskem, em Maceió, se rompeu por volta das 13h15 deste domingo, 10, segundo a Defesa Civil do município. Mais cedo, o órgão havia informado que houve um deslocamento vertical acumulado de 2,35 metros, com velocidade vertical de 0,52 centímetros por hora, apresentando um movimento de 12,5 centímetros nas últimas 24 horas.


Com o rompimento, a água da Lagoa Mundaú, no bairro Mutange, está entrando na mina. Em nota, a Defesa Civil de Maceió informou que, no momento, seus técnicos estão monitorando o local em busca de mais informações


Tanto a mina da Braskem quanto seu entorno foram desocupados devido ao risco iminente de afundamento. De acordo com o órgão municipal, "não há qualquer risco para pessoas”.


Arthur Lira - Alagoano, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou neste domingo, 10, que monitora "minuto a minuto" com os órgãos responsáveis os efeitos do colapso da mina 18, da Braskem, localizada em Maceió. Parte da mina se rompeu por volta das 13h15 deste domingo, segundo a Defesa Civil do município.


Em post da rede social X, o antigo Twitter, Lira afirmou que já cobrou "medidas técnicas eficazes, ações sociais e reparações financeiras" para que Maceió e a população atingida não sejam "ainda mais prejudicados”.


"Estamos monitorando minuto a minuto com os órgãos responsáveis os efeitos do colapso da mina 18, em Maceió. Já cobramos medidas técnicas eficazes, ações sociais e reparações financeiras para que Maceió e o povo atingido não sejam ainda mais prejudicados. Continuaremos em atenção", escreveu o presidente da Câmara.


(Foto: Reprodução TV Gazeta)


Estadão conteúdo

Mais matérias Brasil