A atriz Aracy Balabanian morreu hoje aos 83 anos. Com mais de meio século de carreira, a artista ficou marcada por seus papéis em novelas e especialmente como a personagem Cassandra, em “Sai de Baixo”, da TV Globo, programa humorístico que encantou os brasileiros de 1996 até 2002. A veterana estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e tratava de um câncer de pulmão desde outubro do ano passado.
"A Clínica São Vicente lamenta a morte da paciente Aracy Balabanian na manhã desta segunda-feira (7) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes", diz o comunicado do hospital.
Filha de imigrantes e natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Aracy se interessou pelo teatro ainda criança, quando morava em São Paulo e foi levada pelas irmãs para assistir uma peça. Ao terminar o colégio, ela entrou para a Universidade de São Paulo (USP) onde estudou na Escola de Arte Dramática e no curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, que não chegou a concluir. Após participar de alguns espetáculos do Teatro Brasileiro de Comédia, ela participou de uma adaptação da tragédia grega de Sófocles, “Antígona”, em um teleteatro da TV Tupi. Ali começou sua carreira na televisão.
Aracy não teve filhos nem se casou. No entanto, chegou a engravidar duas vezes. Em ambos os casos, optou pelo aborto. Em sua biografia, "Nunca Fui Anjo", Aracy revelou que foi submetida ao procedimento em clínica clandestina. A primeira vez ocorreu quando ainda estava no início de sua trajetória profissional e foi abandonada pelo seu primeiro namorado durante a gravidez. Já a segunda interrupção foi motivada pela situação de violência por parte do namorado, que tentava restringir sua carreira e a pressionava para casar e ter um filho, o que ela não estava disposta a fazer.
Entre as mais de 30 novelas da sua carreira, destaque para “Antônio Maria”, trabalho que fez seu pai aceitar sua escolha de carreira; além de "Rainha da Sucata" e "Deus nos Acuda", quando interpretou a mesma personagem, a icônica Dona Armênia; e outros trabalhos marcantes como "Locomotivas", "A Próxima Vítima", "O Casarão", "Elas por Elas", "Que Rei Sou Eu?". O último trabalho da intérprete na TV foi no especial de fim de ano Globo "Juntos a Magia Acontece", exibido em dezembro de 2019, como a personagem Dona Rosa.
Nas redes sociais, inúmeros artistas postaram suas homenagens. O companheiro de cena em "Sai de Baixo", Miguel Falabella, se despediu assim da atriz: "E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!".