Comemoração

Comunidade Nipo-Brasileira celebra presença no Pará

Programação inclui diversas oficinas para a população em Belém

12/09/2023 11:00
Comunidade Nipo-Brasileira celebra presença no Pará

Começou ontem (11) e vai até sábado (16) a 34ª Semana do Japão na Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (APANB), em Belém, com programação diversificada para os participantes. O evento é alusivo ao “Dia Municipal do Imigrante Japonês” e ao “Dia da Imigração Japonesa no Pará”, comemorado no dia 16.

Estão sendo ofertadas várias oficinas, dentre as quais, culinária, dança folclórica, Koto (instrumento musical de cordas), Ikebana (arranjo floral), Kirigami (corte em papel), Origami (dobradura de papel), Shuji (caligrafia), Taiko (tambor), Yukata (vestimenta informal de verão), Koto (instrumento musical de cordas do Japão), Kendo (esporte japonês).  

 

Estudo

Para os que desejam estudar e/ou realizar pesquisas no Japão, no dia 14 (quinta-feira), será realizada a apresentação de diversas modalidades de bolsas de estudo oferecidas pelo Governo do Japão, assim como depoimento dos que estudaram em universidades japonesas. Na mesma data, às 16h teremos o Workshop de Kanji Lúdico: Kanji Maker. As inscrições on-line encerraram, mas você ainda pode se inscrever presencialmente na Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira!

 

A semana culminará com a realização da Cerimônia Comemorativa seguida de shows, desfiles, exposições e vendas de produtos e comidas típicas japonesas nos dias 15 e 16.


VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI 

 

Histórico

O primeiro contingente de imigrantes na Amazônia, em particular para o Estado do Pará, partiu no navio Montevideo Maru, do porto de Kobe em 24 de julho de 1929 e aportou no Estado do Rio de Janeiro em 07 de setembro do mesmo ano. No dia seguinte, as 43 famílias e 9 solteiros, perfazendo 189 imigrantes japoneses fizeram o transbordo para o navio Manila Maru e chegaram em Belém no dia 16 de setembro de 1929.

 

O Manila Maru foi o primeiro navio de passageiros japonês a aportar em Belém do Pará. Após cinco dias de repouso em Belém, a bordo do navio a vapor pertencente a Nantaku viajaram para o seu destino na colônia de Acará (atual município de Tomé-Açu) na manhã de 22 de setembro daquele ano. Após 85 anos, a comunidade nipo-brasileira na Amazônia atingiu cerca de 13 mil pessoas

 


SERVIÇO:

Data: 11 a 16 de setembro de 2023

Local: Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira - Travessa 14 de Abril, 1128, Belém (PA)

Contato: 91-9888-4435

PROGRAMAÇÃO

 

Fonte: Assessoria de comunicação

Foto: Agência Pará/ Carlos Sodré

Mais matérias Cidades