Os moradores do distrito de Caratateua, distante cerca de 13 quilômetros do centro de Bragança, no Nordeste do Estado, foram surpreendidos com a suspensão do Círio em honra a Nossa Senhora de Nazaré, no ano de 2023. O anúncio foi feito oficialmente por uma 'Nota de Esclarecimento' publicada em papel timbrado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Catedral de Bragança, cujo responsável é o padre Raimundo Elias, no último dia 6 de agosto.
A notícia causou alvoroço, sobretudo, pelo motivo de suspensão do Círio, realizado há 64 anos no distrito: uma festa que terá a aparelhagem Super Pop Live New Generation como principal atração. De acordo com a Nota de Esclarecimento, o evento será realizado por dois homens identificados como Márcio Bureta e Cleber Promoções, acusados pela coordenação do Círio de Caratateua de romperem o acordo firmado com a Catedral de Bragança para a não realização de festas de aparelhagem durante o Círio.
O documento emitido com o papel timbrado da Igreja Católica não apresenta qualquer detalhe do suposto acordo firmado com a comunidade, mas deixa claro que o ambiente promovido pelas festas de aparelhagens não faz parte da organização do Círio de Caratateua, ainda que o evento, considerado profano, seja realizado no mesmo período que a festa religiosa.
A reportagem do POD entrou em contato com a Catedral de Bragança para ouvir a manifestação da Igreja sobre o assunto, mas o padre Raimundo Elias encontrava-se fora do local no momento e o número do pároco não foi repassado à equipe para o devido contato. Ainda assim, a reportagem solicitou uma nota oficial sobre o assunto, mas até a publicação desta reportagem nada foi recebido pela redação do Portal sobre o cancelamento do Círio de Caratateua.