Futebol

Brasil estreia hoje na Copa do Mundo Feminina Sub-17

Seleção Brasileira encerrou a preparação e vai em busca do título inédito

17/10/2024 16:30
Brasil estreia hoje na Copa do Mundo Feminina Sub-17

A Seleção Brasileira Feminina Sub-17 está pronta para estrear na Copa do Mundo contra a Zâmbia nesta quinta-feira (17). O Brasil tenta o título inédito numa Copa do Mundo para a modalidade. No último treino antes da partida contra o time africano, a treinadora Simone Jatobá fez os últimos ajustes na parte tática no time. 

“A Zâmbia é uma equipe que joga com muita bola longa, é uma equipe muito forte fisicamente. Vai ser um desafio, mas trabalhamos bastante fisicamente. É uma equipe africana, não desiste nem um segundo de todas as bolas. Mesmo sendo uma equipe muito difícil, que briga o tempo inteiro, nós estamos aí dispostas a brigar também o tempo inteiro, então vai ser um jogo muito interessante”, comenta Jatobá.

O Brasil conquistou a vaga no Mundial ao conquistar o título Sul-americano da categoria, em março deste ano. Em julho, a Seleção fez dois amistosos em Atlanta, nos EUA. Foram duas derrotas por 3 a 1 para a seleção estadunidense que deixou um aprendizado valioso para essa estreia no mundial.

Além disso, na reta final da preparação, a Seleção permaneceu por 11 dias na Espanha para jogos que seriam grandes desafios. O primeiro teste para o Brasil foi a Seleção Espanhola, atual campeã mundial. As brasileiras foram superadas por 2 a 1. Depois venceu Atlético de Madrid por 3 a 0 e goleou o time Sub-20 do Real Madrid por 4 a 0 em um jogo treino. Para Jatobá, o ciclo preparatório para a Copa do Mundo foi positivo.

“A Escola Norte-Americana é um pouco do símbolo que a gente vai enfrentar amanhã, como a Zâmbia, por exemplo. Elas não desistem de nada. Nós fizemos jogos que nós perdemos nos últimos dois, três minutos. E é o que acontece com a Zâmbia, insistência até o final. Aprendemos muito com as norte-americanas. Elas são atletas muito fortes. As espanholas são muito técnicas e intensas também. Então, a gente aprendeu demais. Eu acredito que foram amistosos essenciais”, analisa. 

Das sete edições realizadas até hoje, o Brasil participou de seis – em 2014, não se classificou. A melhor colocação foi avançar até às quartas de final, como aconteceu em 2010, 2012 e 2022. Para ir mais longe na competição e chegar a tão sonhada final, a Seleção Brasileira conta com os 30 anos de experiência de Simone no futebol, 7 são como treinadora. Como jogadora, ela disputou a Copa do Mundo de 2000 e fez parte da Seleção Brasileira vice-campeã em 2007, na China. 

“Eu tenho passado para elas que gente precisa dar um passo de cada vez, sem obrigação de ganhar. Temos obrigação de jogar com alegria, de jogar com responsabilidade e com leveza. Quando jogamos com obrigação, as coisas não saem bem, e elas precisam ser leves, precisam estar felizes para fazer aquilo que elas gostam. Assim vamos conquistando o que a gente precisa e tudo vai vir naturalmente”, finaliza.

A Seleção Brasileira fará sua estreia pelo grupo D, contra a Zâmbia no Estádio Olímpico Félix Sánchez, em Santo Domingo, às 20h (horário de Brasília). SporTV, CazéTV e FIFA+ transmitem a partida.

Foto: Leto Ribas/CBF

Mais matérias Esportes