Corrida por vagas no TRE Pará antecipa estratégias e o clima das eleições de 2026 Ponte frágil desafia estudantes, enquanto os políticos ensaiam promessas e lixo Custos de cartorários elevados tiram do mercado de trabalho usuário baixa renda

Auditores e fiscais de tributos “se desligam” da Secretaria da Fazenda para forçar novo acordo

Segunda manifestação do gênero deve durar quatro horas; sindicato adverte que não pode mais transigir nas negociações.

  • 2221 Visualizações
  • 01/10/2024, 08:00
Auditores e fiscais de tributos “se desligam” da Secretaria da Fazenda para forçar novo acordo
A


uditores fiscais e fiscais de tributos do Pará promovem hoje um “desligaço” de computadores do órgão central da Secretaria da Fazenda, da Coordenação Executiva Regional de Administração e da Coordenação Executiva Especial de Administração Tributária. Durante o período de quatro horas, das 8 horas às 12 horas, os servidores do Fisco não irão acessar o Sistema de Informação da Administração Tributária.


“Desligaço” prevê pressionar a Secretaria durante quatro horas para avançar nas negociações sobre nova lei/Fotos: Divulgação.
 

O ato tem como objetivo pressionar a administração da Secretaria para o avanço das negociações em torno da revisão da Lei Orgânica da Administração Tributária. O “desligaço” de quatro horas foi uma decisão da assembleia geral do Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará, ocorrida no dia 25 de setembro, em Santarém.

 

Segundo o presidente do Sindicato, Charles Alcântara, o Sindifisco adotará todas as providências cabíveis e necessárias ao cumprimento da decisão. “Esperamos contar com a adesão consciente de todos os colegas, porque é dessa maneira que mostraremos o nosso valor e que seremos dignos de respeito”, disse.

 

Ponto inegociável

 

A atualização da lei está emperrada por impasse sobre alguns pontos do novo texto, segundo Charles Alcântara. “O auxílio-saúde é inegociável e não vamos transigir nesse ponto. Porque transigimos demais ao longo de todo esse processo”, afirmou.

 

Será o segundo “desligaço” promovido pela categoria. O primeiro ocorreu em 27 de maio. No dia 2 de outubro, os servidores do Fisco se reúnem em assembleia geral, às 14 horas, no órgão central da Secretaria da Fazenda, em Belém.

 

Defesa do sistema

 

A Lei Orgânica da Administração Tributária dispõe sobre normas gerais de organização da administração tributária do Estado e está em vigor desde 2011. Segundo o presidente do Sindifisco, o novo texto visa aperfeiçoar o dispositivo legal, com vistas ao fortalecimento do sistema de arrecadação e à consolidação de garantias e prerrogativas dos servidores públicos do Fisco estadual.

 

Papo Reto

 

· Dizem que um conhecido prefeito do MDB no sul do Pará foi alcançado pela Polícia Federal na operação "Bruciato", deflagrada recentemente nas cidades de Redenção e Cumaru do Norte, para investigar o financiamento, comercialização e extração ilegal de ouro na região.

 

· O nome do prefeito teria sido encontrado na lista de pagamentos de Pedro Lima dos Santos (foto), que é apontado como líder de organização criminosa.

        
· Em nova pesquisa registrada no TSE para a Prefeitura de Redenção, a Amazzo Data prevê vitória de Dr. Rener, do PSD, distanciando-se do candidato oficial do governador, Gabriel Salomão, do MDB.

 

· Nesta quarta-feira será o vernissage da exposição "Amazônia Soul", na Galeria Visagem - travessa São Pedro, 842 -, de 18h30 às 21h. A mostra terá fotografias da região amazônica feitas pelos artistas locais Déia Lima, Lucas Ohana, Neide Coelho, Patrícia Brasil, Rafael Aguilera, Rone Pires, Valério Silveira e Vânia Alves. 

 

· A tilápia, proteína que mais cresce no mundo, em 20 ou 30 anos de se equipara ao frango no quesito consumo, diz a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a FAO.

 

· Acredite: 4,5 milhões de crianças aguardam vaga em creche no País, vivendo em famílias em situação de pobreza extrema ou monoparentais.

 

· Bets podem causar prejuízo bilionário ao comércio, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.


· Pesquisa divulgada dias atrás revela que o dinheiro derramado nessas plataformas deixa de ser gasto com serviços, afetando não apenas as vendas, mas também os custos fixos dos estabelecimentos. 

Mais matérias OLAVO DUTRA

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.