Entretenimento

“Estúdio Aberto” integra programação da 55° edição do projeto Circular, em Belém

A mostra estará aberta para visitação pública no sábado, 5, e no domingo, 6, das 9h às 19h, na Associação Fotoativa.

04/04/2025, 17:10
“Estúdio Aberto” integra programação da 55° edição do projeto Circular, em Belém

Belém, PA - O Estúdio Aberto, que reúne obras produzidas durante o segundo ciclo do programa de Residência Cultural do Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA), e a oficina "Matérias Vivas: Tecnologias Vegetais", da artista residente Laíza Ferreira, voltam à Associação Fotoativa, neste fim de semana. O público poderá participar da atividade e visitar a mostra do CCBA como parte da 55° edição do projeto Circular.


O Estúdio Aberto encerra o segundo ciclo de Residência Cultural do Centro Cultural Bienal das Amazônias, com obras dos artistas André Felipe Cardoso (Quilombo Alto Santana, Goiânia, GO), Rafael RG (Guarulhos, SP), Linga Acácio (Fortaleza, CE), Laíza Ferreira Silva (Ananindeua, PA), Daris Rubio (Hidalgo, México) e Isabella Campos (Bogotá, Colômbia).


A mostra estará aberta para visitação pública no sábado, 5, e no domingo, 6, das 9h às 19h, na Associação Fotoativa, um espaço cultural independente sediado em Belém, dedicado à experimentação, pesquisa e formação no campo da imagem, com ênfase na fotografia.


Como parte da programação da Fotoativa de portas abertas no Circular, no domingo, ocorre o laboratório "Matérias Vivas: Tecnologias Vegetais", da artista Laíza Ferreira. Para participar do laboratório é necessário realizar a inscrição gratuita, através do link: https://bit.ly/449oVbZ   


Na atividade, Laíza Ferreira propõe um espaço de experimentação ecológica e de saberes geracionais, explorando práticas de cuidado e comunicação interespécies, entre humanos e o reino vegetal. Os participantes poderão interagir por meio de dinâmicas corporais que envolvem o banho de ervas nos pés, além de vivenciar experiências sensoriais.


“Com este laboratório eu espero conduzir um espaço confortável para que os participantes desenvolvam os seus processos de criação e imaginação sob a perspectiva sensível das relações que tecemos com a biodiversidade amazônica. O público pode esperar um momento para pensar o laboratório enquanto espaço de troca e aprendizagem de saberes que perpassam o território amazônico, assim como um espaço que conecta os nossos sonhos, desejos e ficções às interações com o reino vegetal enquanto tecnologia ancestral”, resume a artista.


O Centro Cultural Bienal das Amazônias tem patrocínio do Nubank, Shell e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.



Serviço


Mostra Estúdio Aberto

Entrada gratuita

Dia: 5 e 6 de abril de 2025

Hora: 9h às 19h


Oficina "Matérias Vivas: Tecnologias Vegetais", com Laíza Ferreira

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/449oVbZ

Dia: 6 de abril de 2025

Hora: 10h às 12h

Local: Associação Fotoativa - Praça Visconde do Rio Branco, n° 19 - Bairro da Campina


Foto: Ana Dias

Mais matérias Cultura