A programação segue até esta quarta, 22, e é aberta ao público
Belém, PA - A tradicional Simulação da ONU (Organização das Nações Unidas) começou, nesta segunda-feira (20), na UNAMA - Universidade da Amazônia. Realizada pelo curso de Relações Internacionais, a abertura aconteceu no Auditório David Mufarrej, às 18h. A programação, que é aberta ao público, segue até 22 de outubro.
Em sua 15ª edição, o tema escolhido para a Simulação da ONU (Sionu) 2025 foi "O Naufrágio das Nações: O colapso do multilateralismo na estrutura do poder global". O intuito é destacar os principais desafios das lideranças mundiais para a criação de novos acordos e conciliação de interesses.
Durante a palestra magna, o diretor Juryptan Viana, da UNAMA Alcindo Cacela, falou sobre a tradição da Sionu no vínculo acadêmico dos estudantes de Relações Internacionais. "Anualmente, a coordenação de Relações Internacionais planeja essa Simulação, que tem o objetivo de aprimorar o conhecimento dos estudantes para que eles compreendam na prática como as potências mundiais podem contribuir ou impactar a sociedade", afirma.
A coordenadora de Relações Internacionais, Dalva Lima, explica a importância do evento para a carreira profissional dos estudantes. "A Sionu é um espaço que guia teoria e prática, permitindo que nossos estudantes experimentem a dinâmica das negociações internacionais e compreendam o funcionamento das organizações multilaterais", conclui.
O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dawisson Belém, responsável pela palestra de abertura, expressou a satisfação em participar da 15ª edição da Sionu, na UNAMA. "Estou muito feliz de estar em Belém para falar sobre um tema sobre a ordem internacional e as transformações globais", disse.
Sobre a programação
Na terça-feira das 14h às 18h, acontece o X Simpósio de Relações Internacionais, nas salas E-104/105, do campus Alcindo Cacela. Serão apresentados os artigos científicos submetidos por alunos da graduação. Na quarta-feira 22, a partir das 18h30, começa a Simulação da Assembleia Geral da ONU, no Auditório David Mufarrej. Podem participar alunos de outros cursos e o público em geral.
Foto: Quézia Dias
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.