Em Dom Eliseu, moradores denunciam ao MP o uso de agrotóxicos em áreas urbanas Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos Prefeita de Marituba aposta na rede social, mas acumula processos e condenações na gestão

Ufopa sedia diplomação dos novos membros da Academia Brasileira de Ciências

Evento será dia 5 de agosto, às 13h30, no auditório da Unidade Tapajós.

  • 254 Visualizações
  • 04/08/2025, 20:00
Ufopa sedia diplomação dos novos membros da Academia Brasileira de Ciências

Santarém, PA - Na terça-feira, 5 de agosto, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) sediará em Santarém (PA) o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) - Região Norte, eleitos no final de 2024 para um mandato de cinco anos (2025-2029).


Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento será realizado, a partir das 13h30, no auditório da Unidade Tapajós, no Bloco de Salas Especiais, situada na Rua Vera Paz, bairro do Salé.


Serão diplomados, e apresentarão os trabalhos pelos quais foram eleitos, os pesquisadores Adriano Costa Quaresma (Inpa, Ciências Biológicas), Carolina Loureiro Benone (UFPA, Ciências Físicas), Gabriel Negreiros Salomão (ITV, Ciências da Terra), Layon Oreste Demarchi (Inpa, Ciências Biológicas) e Simone Matias de Almeida Reis (UFAC, Ciências Biológicas).


O simpósio contará ainda com a presença da atual presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Bonciani Nader; e do vice-presidente da Regional Norte da ABC, Adalberto Val (Inpa). O evento terá dois palestrantes: pesquisadora Maria Teresa Fernandez Piedade (Inpa), com o tema “Alguns dilemas e desafios de fazer ciência em um planeta em transição”; e pesquisador Philip Fearnside (Inpa), que falará sobre a “Amazônia na crise climática e a transição energética”.


O evento é híbrido, com transmissão pelo canal da ABC no YouTube.


Foto: Divulgação

Mais matérias Educação

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.