Curso será ofertado na modalidade a distância, com inscrições abertas até 3 de fevereiro em oito polos do sistema UAB no Pará
Belém, PA - A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas remanescentes e não ofertadas do Curso de Especialização em Gestão de Escolas Públicas de Ensino Médio, ofertado na modalidade a distância pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com apoio da Capes. A seleção integra o Processo Seletivo do PSEGEPEM-UAB/UEPA 2026.
Os interessados devem se inscrever até o dia 3 de fevereiro, exclusivamente pelo e-mail inscricao.uab@uepa.br, sendo permitida apenas uma inscrição por candidato. A relação de documentos exigidos está disponível no Edital nº 04/2026, publicado no site www.uepa.br.
As vagas são destinadas, preferencialmente, a diretores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) (Técnico Especialista em Educação) que atuam em escolas públicas estaduais de ensino médio do Pará, vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Também poderão concorrer profissionais que exerçam essas funções em outras escolas públicas estaduais e municipais, além de graduados em Pedagogia ou concluintes do curso em 2025, oriundos de instituições públicas de ensino superior localizadas no Estado.
Ao todo, o processo seletivo oferta 111 vagas, distribuídas em oito polos da UAB nos municípios de Ananindeua, Breves, Bujaru, Redenção, Bragança, Igarapé-Miri, Marabá e Óbidos. As vagas estão organizadas entre ampla concorrência e ações afirmativas, garantindo, em cada polo, no mínimo 25% do total para candidatos que se enquadrem nos grupos de pessoas com deficiência (PcD), pessoas pretas, pardas ou indígenas (PPI), e pessoas transgênero ou travestis.
O processo seletivo será realizado em fase única, composta pela análise do atendimento aos requisitos mínimos e da documentação do Currículo Lattes comprovado, com caráter eliminatório e classificatório.
A especialização tem como objetivo contribuir para a qualificação da gestão escolar, fortalecendo as práticas administrativas e pedagógicas das escolas públicas de ensino médio, por meio de uma formação voltada às demandas reais da educação básica no Pará.
Foto: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.