Pará se destaca como 2º do País em pedido de desaforamento de júri por represálias Vereador Braga perde mais de 200 aliados em Ananindeua após rachar com prefeito Aquecimento global coloca Amazônia em alerta e com perdas de vidas humanas
Inelegível

TSE forma maioria para rejeitar recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade

Tribunal tem 4 votos contra tentativa de ex-presidente de reverter decisão que o deixou inelegível por oito anos; 3 ministros ainda votarão.

  • 814 Visualizações
  • 24/09/2023, 01:05
TSE forma maioria para rejeitar recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) formou maioria para negar um recurso do ex-presidente (PL) contra a decisão de junho da corte que o declarou inelegível por oito anos. O recurso de Bolsonaro está em análise em julgamento virtual no TSE.


O relator da ação, ministro Benedito Gonçalves, foi o primeiro a votar e se manifestou contra o recurso. Ele teve sua posição seguida por Alexandre de Moraes, presidente do tribunal, Cármen Lúcia e Ramos Tavares. Os demais ministros podem registrar seus votos até o dia 28 de setembro.


Faltam votar os ministros Kassio Nunes Marques, Raul Araújo e Floriano de Azevedo Marques.


Os recursos foram apresentados pela defesa do ex-mandatário em agosto e questionam pontos da decisão proferida pelo TSE que reconheceu, por 5 a 2, o abuso de poder político e o uso indevido dos meios de comunicação na reunião com embaixadores de julho do ano passado.


O ex-presidente, com 68 anos, somente estará apto a se candidatar novamente em 2030, aos 75 anos, ficando afastado de três eleições até lá —sendo uma delas a nacional de 2026.


Na ocasião, Benedito e os ministros Floriano de Azevedo Marques Neto, Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes votaram pela inelegibilidade do ex-presidente. Raul Araújo e Kassio Nunes Marques se manifestaram para livrá-lo da acusação.


A ação que removeu Bolsonaro das urnas por oito anos foi protocolada pelo PDT e teve como foco a reunião em julho do ano passado com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.


(Com a Folha)

Mais matérias Política

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.