Depois de vacas, ruas de Belém receberão onças como obra de arte na 'Jaguar Parade' Plataforma prevê aumentar controle de extração e venda de minério no Pará Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos
Preparação

Treinamento testa esquema de segurança de autoridades na Cúpula da Amazonia

Operação será montada em pontos estratégicos da capital paraense e contarão com homens das forças armadas e forças de segurança.

  • 625 Visualizações
  • 03/08/2023, 00:30
Treinamento testa esquema de segurança de autoridades na Cúpula da Amazonia

Agentes de diferentes setores das forças armadas e das forças de segurança e policial realizaram uma simulação para testar o esquema montado para garantir a integridade das autoridades nacionais e internacionais que estarão em Belém nos próximos dias. A Cúpula da Amazônia vai acontecer nos dias 08 e 09 de agosto na capital Paraense, no Hangar Centro de convenções e feiras. A programação vai reunir o Brasil e os principais chefes de estado dos sete países que possuem a floresta amazônica no território.


O trabalho realizado nesta quarta, 02, contou com uma simulação para proteger as autoridades. A avenida Brigadeiro Potássio, que da acesso ao estacionamento do Hangar, foi interditada - a exemplo do que acontecerá nos dias do evento. Agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal comandaram o embarque e o desembarque simulado das autoridades.


À tarde, O plano de segurança foi apresentado durante entrevista coletiva na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). A superintendente Regional da Polícia Federal em exercício, delegada Giselle Fonseca, pontuou a expertise da equipe. “Nossos agentes são preparados para esse tipo de execução. Temos todo um aparato necessário para dar apoio às escoltas e ao corpo responsável pela segurança das autoridades. Nossa equipe vai atuar desde o dia que a autoridade chegar a Belém até o embarque para retorno”.

 

A polícia federal e forças armadas ficarão responsáveis pela segurança do presidente da República e dos chefes de estado. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar atuarão nas escoltas dos ministros de Estado dos países e dos representantes dos governos estaduais do Brasil. Os rios que cercam Belém receberão monitoramento e fiscalização da Marinha do Brasil e do Grupamento Fluvial de Segurança.


O monitoramento também será realizado nos céus por homens da Força Aérea Brasileira (FAB). Nas ruas da cidade, Semob, Detran e PRF atuarão no monitoramento e bloqueios das vias durante escoltas das autoridades até o local do evento. Nos dias de programação, as principais ruas que dão acesso ao Hangar serão monitoradas pela Guarda Municipal e Superintendência de Mobilidade Urbana.

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.