O comitê de ética da Fifa disse que não irá comentar sobre o caso, mas sabe-se que a investigação ocorre desde setembro de 2022.
A seleção de futebol feminino da Zâmbia vive um momento de turbulência a poucos dias da estreia na Copa do Mundo de Futebol Feminino. De acordo com o jornal The Guardian, da Inglaterra, o técnico Bruce Mwape é acusado de 'conduta sexual imprópria' com as jogadoras, coagindo-as a ter relações sexuais para continuar jogando pelo seu país. A Associação de Futebol da Zâmbia (FAZ) encaminhou o caso para a Fifa, que está coordenando as investigações desde setembro do ano passado.
Uma jogadora, que preferiu não se identificar, confirmou a acusação: "Se ele (Mwape) quiser dormir com alguém, você tem que dizer sim... É normal que o treinador durma com as jogadoras em nossa equipe", disse ao The Guardian. Bruce não é o único acusado. O treinador do sub-17, Kaluba Kangwa, também está entre os funcionários investigados.
Em contato com a Associated Press, o comitê de ética da Fifa disse que não irá comentar sobre o caso, mas sabe-se que a investigação ocorre desde setembro de 2022, ainda sem nenhum parecer do órgão. Enquanto isso, Bruce Mwape segue à frente da seleção feminina, que venceu a bicampeã mundial Alemanha na última sexta-feira por 3 a 2 e está em fase final de preparação para a Copa do Mundo.
Fontes internas na Associação de Futebol da Zâmbia afirmam que os bons resultados recentes com a seleção, como a classificação para a Olimpíada de Tóquio, a vaga antecipada para a Copa do Mundo e o terceiro lugar na Copa Africana, fazem com que a FAZ mantenha os "olhos fechados" para o caso. Oficialmente, o presidente da federação, Andrew Kamanga, alega que o caso já foi encaminhado para o órgão competente da Fifa.
A Zâmbia estreia na Copa do Mundo no próximo dia 22 contra o Japão. A seleção africana está no Grupo C, com Espanha e Costa Rica.
Estadão conteúdo
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.