Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF Poço sem fundo deixa educação em situação precária e denúncias se avolumam no Pará Operações policiais colocam Pará sob os holofotes da COP30
Impasse

STF determina afastamento de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia

Ministro Gilmar Mendes considerou que decisão que manteve a recondução de Adolfo Menezes ao cargo violou entendimento da Corte sobre o tema.

  • 651 Visualizações
  • 11/02/2025, 15:02
STF determina afastamento de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia

Brasília, DF - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na última segunda-feira, 10, o afastamento do deputado estadual Adolfo Menezes, do PSD, do cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia.


O relator considerou que a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia que manteve a recondução de Menezes ao cargo violou o entendimento firmado pelo STF sobre a reeleição para as mesas diretoras do Poder Legislativo estadual.


A Reclamação 76061 oi apresentada pelo deputado estadual Hilton Coelho, do Psol. Ele alegou que Adolfo Menezes foi eleito para a presidência do Legislativo estadual em 2021, reconduzido em 2023 e, neste ano, eleito para o terceiro mandato consecutivo.


Ao avaliar o caso, o ministro Gilmar Mendes lembrou que, em 2022, o Supremo vedou a recondução ilimitada de integrantes da Mesa Diretora do Poder Legislativo estadual.


O tema foi discutido nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade 6688, 6698, 6714 e 7016, quando o Plenário definiu que a recondução é permitida apenas uma vez para as composições formadas no biênio 2021-2022, sem a possibilidade de reeleição para os mesmos cargos nos biênios seguintes.


Além disso, o ministro levou em consideração o risco à segurança jurídica e ao interesse social na manutenção de Adolfo Menezes no cargo. Por essa razão, concedeu a liminar para determinar seu afastamento até o julgamento de mérito do caso.


Com informações do STF.


Foto: Adolfo Mendes

Mais matérias Política

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.