No Pará, Belém, Parauapebas, Paragominas e Tucuruí passam a integrar rede nacional de prevenção a desastres
Belém, PA - A partir deste sábado, 20, Belém vai passar por uma demonstração da ferramenta Defesa Civil Alerta, DCA, sobre a iminência de riscos de desastre. A população vai receber mensagens em celulares como testes. A primeira será enviada hoje e servirá, ainda, como apresentação do sistema.
A partir do dia 24 de setembro, a tecnologia será disponibilizada, efetivamente, para a Região Norte, com alerta de perigos reais. Até lá, não há motivos para preocupações.
Vitor Magalhães, superintendente da Defesa Civil de Belém, considera positivo Belém adotar a tecnologia DCA. “A integração entre a Defesa Civil nacional, Defesa Civil estadual e Defesa Civil municipal é muito importante para tornar Belém, cada vez mais, uma cidade inteligente”, destaca.
A ferramenta DCA foi desenvolvida pelo Governo Federal, integrando Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Coordenação Geral de Monitoramento e Alerta e Coordenação de Gestão de Informação
Grande ação informa população sobre o Defesa Civil Alerta
Esclarecimentos
Para comunicar aos cidadãos sobre a chegada da ferramenta DCA, a Defesa Civil de Belém fez uma grande ação na manhã desta sexta-feira, 19, no Complexo do Ver-O-Peso e em um shopping center no bairro Batista Campos. Os 25 técnicos e voluntários da Defesa Civil conversaram com feirantes, comerciantes, fregueses e transeuntes sobre a ferramenta.
A população foi informada que toda Belém está na área de alcance da ferramenta gratuita e que as mensagens serão enviadas em português. O conteúdo e momento de envio dos alertas são de responsabilidade dos órgãos de proteção e defesa civil. A ação é operacionalizada por meio do sistema Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP). Nesta primeira fase, o envio será responsabilidade das Defesas Civis estaduais.
Em todo o Brasil
O evento-teste realizado neste sábado acontece simultaneamente nos sete Estados da Região Norte. No Pará, além de Belém, os municípios de Parauapebas, Paragominas e Tucuruí também estão incluídos nesta etapa de nacionalização da ferramenta, promovida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
Já em operação em cidades do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, o Defesa Civil Alerta envia mensagens de emergência via telefonia celular, com alertas sonoros e visuais que informam sobre a iminência de risco de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, ou desastres provocados pelo homem.
Os alertas orientam como agir para se proteger. Estão aptos para receber os alertas celulares com sistema Android ou IOS, lançados a partir de 2020 e conectados ao sinal 4G ou 5G.
Tecnologia
A DCA vai complementar outras ferramentas de alertas de emergência, como mensagem SMS, TV por Assinatura, Whatsapp, Telegram e Google Public Alerts. E para assegurar que o usuário visualize o alerta, a mensagem aparecerá com destaque na tela do celular, sobrepondo qualquer aplicativo em uso.
Dois tipos de alertas
A Defesa Civil Alerta vai emitir dois tipos de mensagens. O Alerta Extremo representa o nível mais crítico e indica uma ameaça imediata à vida ou à propriedade, exigindo que a população adote medidas como evacuação ou busca por abrigo imediato. O aviso é acompanhado por um som de sirene que toca mesmo se o celular estiver no modo silencioso.
Já o Alerta Severo indica que embora haja uma ameaça, a urgência não é imediata, dando à população um pouco mais de tempo para se preparar. O sinal sonoro é um “beep” similar ao de um SMS.
Foto: Agência Belém
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.