Federação defende a integridade das competências das administrações tributárias na gestão do novo imposto sucedâneo do ICMS e ISS
O Sindifisco-Pará fez parte da comitiva que esteve em Brasília para debater e articular pontos críticos do PLP 108/2024 que trata da regulamentação do Comitê Gestor do IBS e do contencioso tributário. Os representantes da Fenafisco e Sindifisco foram recebidos pelo relator do projeto, o Deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), e pelo Ministro de Estado do Turismo e Auditor Fiscal do Pará, Celso Sabino, na manhã da última terça-feira (13) para tratar do assunto, a pedido do presidente do Sindifisco, Charles Alcantara.
A Federação defende a integridade das competências das administrações tributárias na gestão do novo imposto sucedâneo do ICMS e ISS, e que o instituto da transação tributária (solução de controvérsias) se realize em duas fases: pela administração tributária do ente federativo, quando o crédito tributário estiver em cobrança administrativa; e, após a inscrição em dívida ativa, pelo órgão que representa o ente federativo judicialmente.
Na fase administrativa, Fenafisco e Sindifisco argumentam que não se deve onerar o contribuinte com quaisquer encargos adicionais ao crédito tributário, além da atualização monetária e dos juros de mora. A proposição defendida pelas entidades prestigia a via negocial para solucionar as questões futuras por meio da transação administrativa, além de fortalecer os princípios da eficiência, da simplicidade, e do formalismo moderado preconizados pela EC nº 132, de 2023.
Em síntese, a proposição defendida pelas entidades - nacional e estadual - confere às administrações tributárias competência ativa para atuar na transação tributária na esfera administrativa, o que por certo torna mais efetiva a recuperação de créditos tributários, porque reduz substancialmente os litígios, as ações judiciais e o passivo tributário.
Fonte e fotos: Divulgação
Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.
Comentários
ALina Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
Rlex Kelian
19 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip commodo.
Roboto Alex
21 de Maio de 2018 ResponderLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.