Árvores gigantes da Amazônia seguem ameaçadas, apesar da criação de parque Tropa de choque da prefeita de Marituba tenta minimizar os efeitos da ação da PF Poço sem fundo deixa educação em situação precária e denúncias se avolumam no Pará

Seminário apresenta potencial econômico do Pará a comitiva de embaixadores árabes

Participação da CODEC reforça a atuação estratégica do Estado na promoção de parcerias internacionais e atração de investimentos sustentáveis

  • 213 Visualizações
  • 17/06/2025, 19:00
Seminário apresenta potencial econômico do Pará a comitiva de embaixadores árabes

Belém, PA - Uma comitiva de embaixadores de países árabes teve a oportunidade de conhecer o potencial econômico do Pará durante reunião bilateral com representantes dos setores público e privado do Estado. O encontro foi realizado na manhã desta terça, 17, no no salão de eventos da Fiepa, a Federação das Indústrias do Pará, em Belém, e foi presidido por Daniel Freire, vice-presidente executivo da Fiepa e presidente do Sindicarne.


O encontro reuniu autoridades diplomáticas e representantes de instituições públicas e privadas do Estado. O objetivo é fortalecer o intercâmbio econômico, comercial e institucional entre essas duas regiões. O Governo do Pará foi representado pela Codec, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará. O diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Companhia, Manoel Ibiapina, destacou o portfólio de oportunidades do Pará e o papel da instituição na articulação de projetos com viabilidade técnica, integração territorial e apoio institucional a investidores.


A comitiva árabe foi composta pelos embaixadores Ibrahim Alzeben (Palestina), decano do Conselho; Maen Masadeh (Jordânia); Rania Alhaj Ali (Síria); Osama Sawan (Líbia); Nabil Lakhal (Tunísia); Abdelaziz Cherif (Argélia); e Ahmad Bouceif, representante da Liga dos Estados Árabes. Também participaram do evento Bruno D’Abreu e Souza, chefe da Divisão de Países do Golfo (DPGO) do Ministério das Relações Exteriores; Mohamad Mourad, secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; Fernanda Baltazar, diretora de Relações Institucionais da Câmara; Ana Cristina Oliveira, coordenadora de Serviços Corporativos e Institucionais; e Saleh Hassan, tradutor árabe-português.


Cooperação institucional


Questionado sobre o apoio necessário para facilitar investimentos árabes em regiões como a Amazônia, o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Mohamad Mourad, destacou a importância de agendas estruturadas para futuras delegações.


“É fundamental auxiliar na elaboração de agendas para delegações que visitem o estado, incluindo reuniões não só com a iniciativa privada, mas também com o governo estadual e municipal, agências governamentais, sindicatos, agentes financeiros e agências locais de fomento a investimentos”, ressaltou.


A fala reforça a necessidade de articulação entre os diversos atores locais como estratégia para consolidar oportunidades de negócios com investidores internacionais.


A participação da Codec no seminário evidencia o compromisso do Governo do Pará com o fortalecimento das relações internacionais e o desenvolvimento regional sustentável. A aproximação com os países árabes representa um passo estratégico na construção de parcerias duradouras em setores como infraestrutura, energia, agricultura, turismo e outras áreas de interesse comum.


Foto: Ascom/Codec

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.