Aposentadoria vira renda familiar e expõe adultos que não assumem filhos BRT nasce lotado, mas descarrila com erros de projeto e de gestão de tráfego CNJ afasta cartório, portas se fecham e Tracuateua vira "refém de vizinhos"
Educação financeira

Semeando Prosperidade: Programa irá beneficiar 370 famílias em Paragominas

Evento será no Parque Ambiental da cidade e marca uma nova etapa do programa

  • 34 Visualizações
  • 27/01/26 09:00
Semeando Prosperidade: Programa irá beneficiar 370 famílias em Paragominas

Belém, PA - Paragominas será palco, nos dias 27 e 28 de janeiro, do lançamento da ampliação do Programa Semeando Prosperidade, iniciativa voltada à promoção do desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis em cadeias de valor prioritárias da socio biodiversidade no município. O evento será realizado no Parque Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e marca uma nova etapa do programa, que aposta na geração de trabalho, emprego e renda aliada à conservação ambiental.


Com foco em enfrentar os desafios das mudanças climáticas e transformar a Amazônia em referência de produção sustentável, o programa irá beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social, que apresentam potencial produtivo e perfil empreendedor. As ações estão voltadas para o fortalecimento de atividades agropecuárias como produção de mandioca, apicultura e avicultura comunitária.


Com duração de 30 meses, o Programa Semeando Prosperidade é fruto da parceria entre a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, e o CIRAD (Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento). A iniciativa busca promover inovações nos sistemas produtivos agropecuários e consolidar a sustentabilidade em Paragominas.


Outro eixo estratégico do programa é o fortalecimento do Fórum das Comunidades Rurais de Paragominas, ampliando a participação social e a coordenação das iniciativas socioeconômicas locais. “Por meio dessa parceria, buscamos gerar conhecimentos que viabilizam soluções práticas para uma agricultura resiliente, eficiente e inclusiva. Com essa estratégia, promovermos o desenvolvimento territorial sustentável e contribuímos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: proteção da biodiversidade, transições agroecológicas, sustentabilidade dos sistemas alimentares, resiliência frente a alterações climáticas e o desenvolvimento territorial nos municípios da Amazônia”, explica Pierre Marraccini, Diretor Regional do CIRAD no Brasil.


Entre os resultados esperados estão o aumento da renda, a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais e o fortalecimento das organizações comunitárias. A meta é fazer com que 70% das famílias participantes superem a linha da pobreza. Em 2026, o programa pretende apoiar diretamente 250 participantes, além de 120 novos beneficiários em 2027, alcançando um total estimado de 370 famílias impactadas.


Os benefícios incluem a diversificação da produção agrícola, fortalecimento das cadeias de valor da sociobioeconomia, restauração de áreas degradadas, estímulo ao protagonismo feminino, conscientização sobre a importância das abelhas e o desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e replicáveis. A iniciativa também busca tornar o território rural mais atrativo, equilibrar as relações entre cidade e campo e fomentar a cooperação entre os diferentes atores locais. 


“Essa é mais uma das iniciativas apoiadas pela Suzano, junto com outros parceiros estratégicos, para promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia e reforçar um dos nossos compromissos para renovar a vida, como chamamos as metas de longo prazo da companhia, de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030”, destaca Giordano Bruno Automare, gerente executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.


Serviço

Lançamento da ampliação do Programa Semeando Prosperidade

Data: 27 e 28 de janeiro

Hora: A partir das 8h

Local: Parque Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente


Foto: Divulgação

Mais matérias Cidades

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.