Em Dom Eliseu, moradores denunciam ao MP o uso de agrotóxicos em áreas urbanas Igrejas se unem para hospedar visitantes da COP em Belém diante de preços abusivos Prefeita de Marituba aposta na rede social, mas acumula processos e condenações na gestão

Semana do Cinema: campanha democratiza o acesso às salas de filmes

A iniciativa nacional acontece de 28 de agosto a 3 de setembro

  • 94 Visualizações
  • 28/08/2025, 17:28
Semana do Cinema: campanha democratiza o acesso às salas de filmes

Belém, PA - No Brasil, as salas de cinema são espaços onde realidade e ficção se encontram. Campanhas que incentivam o público são aliadas para a valorização da cinematografia e promovem o acesso à arte e cultura.


Mais do que entretenimento, o cinema possui um papel fundamental para o pensamento crítico - abordando temas e conflitos sociais baseados ou inspirados na vida real. Nos últimos anos, os brasileiros têm visitado com maior frequência esses locais, principalmente durante a Semana Nacional do Cinema. Essa ação oferta ingressos promocionais a baixo custo.


Neste ano, essa iniciativa nacional acontece de 28 de agosto a 3 de setembro. De acordo com Rodolfo Marques, professor dos cursos de Comunicação Social da Unama, ações que regularizam o acesso aos cinemas dão a oportunidade para a população conhecer novas linguagens e elementos das culturas nacional e internacional. 


"O cinema tem uma conexão muito importante com a educação. Ele utiliza produções visuais para caracterizar realidades que não conhecemos ou não temos consciência. Ofertar ingressos mais baratos garante maior participação do público, principalmente daqueles com menos condições financeiras", afirma.


Segundo Rodolfo Marques, filmes e documentários são subjetivos para cada espectador. Ao assistir uma obra, cada pessoa tem uma visão única da narrativa. Para o professor, permitir que a sociedade tenha essa experiência é um formato de estimular a reflexão e valorizar a arte. "A cultura está presente no cotidiano, mas é importante consumi-la também. O fomento de políticas que consiga alcançar diferentes públicos em um mesmo lugar tem efeito social de sucesso", conclui.


Foto: Agência Brasil


Mais matérias Cultura

img
Olavo Dutra

Jornalista, natural de Belterra, oeste do Pará, com 48 anos de profissão e passagens pelos jornais A Província do Pará, Diário do Pará e O Liberal.